Programa 01 - Evangelho sengundo Matheus capitulo 1 a 6
Este estudo é traduzido da Biblia em espanhol Biblia devocional de estudo da Liga Biblica Internacional
Da sociedade Biblica das América Latina
Antiga versão de Casiodoro de Raina e Revisado por Cipriano Valera
Revisão de 1960
O conteúdo em audio pode ser ouvido no aplicativo Igreja Digital
Informações no site www.diariodeummissionário.yolasite.com
Gravação e reflexão do Pastor Missionário Radialista e jornalista José Eduardo Viana
Podendo ser usado o programa gravado livremente desde que mantenha o conteúdo intacto e indique o site acima.
Todos os programas estão no blog
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tema
Uma ponte entre o Antigo e o Novo
Porque começar com uma lista de nomes?
Nos quatrocentos anos prévios do adventismo de Jesus, nada novo lhe havia sido agregado a Biblia.
Os profetas haviam caido em silêncio. Durante estes séculos, os impérios do Meio Oriente, haviam
surgido e sucumbido um atras do outro e a pequena nação de Israel havia sofrido debaixo do dominio
de grandes potencias tais como a Grécia e Roma.
E entao aconteceu algo transcendental. Nasceu uma criança, uma criança diferente de todos os que
haviam nascidoa antes que Ele. Ao apresentar essa criança, que com o passar do tempo se converteria
no homem Jesus, o evangelho de Matheus inaugura uma seção completamente nova da biblia, o Novo
Testamento.
Matheus da a conhecer sua intensão desde suas primeiras palavras. Vincula a chegada de Jesus com a
linha história do Antigo Testamento, Jesus era judeu, aclara Matheus, era filho de Abraão. E não
somente era judeu, senão que tambem era rei, filho de Davi. Dali em diante, Matheus abarca a tarefa
de fundamentar uma afirmação audaz: este Jesus, que vem do humilde povoado de Nazare, é o mesmo
Messias, o libertador prometido no Antigo Testamento (Cristo é a tradução grega da palavra Messias).
A arvore genealogica de Jesus
Todo o mundo, e muito especialmente o povo judeu, havia estado esperando ansiosamente a chegada do
Messias. Se supunha que seu advento mudaria todo o curso da história do mundo. Porem, poderia este
filho de carpinteiro ser o rei tão largamente esperado? É precisamente para responder a esta
pergunta que Matheus começa sua genealogia.
As genealogias, longa lista de nomes, rara vez chegam a interessar a quem não está diretamente
implicado. Porem, para os que estão, estas listas estão longe de ser monotonas.
Preste atenção a como um autor moderno descreve oque se sente ao recitar uma antiga genealogia:
Existe uma expressão denominada o momento alto, que se trata de um momento que, desde ao ponto de
vista emotivo, nunca mais se voltará a alcançar a vida. Eu vivi ao meio daquele primeiro dia na
aldeia Jeffure, na Africa Ocidental, oque me eriçou a pele. Assim rememora Alex Haley, autor de
raizes, o dia em que ouviu pela primeira vez, dos labios de um narrador ancião, o relato da captura
da jovem Kunta Kinte por parte de um dos traficantes de escravos em 1752.
A importânica das raízes
Os antepassados de Haley descendiam de forma direta desse nativo africano capturado por uma pequena
aldeia da Gambia. E ao dia em que Haley ouviu ao bom ancião a recitar: E fulano tomou por esposa a
fulana, e engendro a Zutano, o ultimo antepassado da cadeia familiar que se fechou nesse lugar.
Raizes narra a historia que começou com dita conexão.
Algo similar sucede com o evangelho de Matheus. Não começa com o nascimento de Jesus, senão que
retrocede até ao passado em busca de suas raizes. Se Jesus é realmente o Messias, seus antepassados
devem conprimentar os requisitos dessa alegação. Como todo estudante de história sabe, os reis não
se autodenominam reis, senão que deve pertencer a linhagem real. Matheus traça a estirpe de Jesus
até chegar ao pai da raça judaica, Abraão, o primeiro a receber a promessa do Messias, e até ao
grande rei dos hebreus, Davi.
Vinculos com o Antigo Testamento
Detras da linhagem de Jesus, Mateus traça a história de Jesus na terra. Ao faze-lo, se fundamenta
uma e outra vez ao Antigo Testamento (preste atenção nas frases como : Para que se cumpra o dito
pelos profetas)
Podemos dizr então, que o primeiro livro do Novo Testamento e apresenta diante de nós como o
evangelho que vincula coisas, que serve de esteio entre o antigo e o novo. Matheus começa buscando
as raizes de Jesus, porem estabele tambem o contraste entre Jesus e a imagem que os judeus tinham
do Messias. Jesus, o rei, pos fim a milhares de anos de espera. Porem, veio a estabelecer um tipo
de reinado totalmente inédito, um reinado distinto do que todos esperavam.
Como ler Matheus...
Qualquer pessoa que tenha visto um livro de contabilidade se dará conta de que é oque se gosta a
quem leva as contas, ou seja, colunas bem ordenadas e de claras cifras, nas que constem as
quantidades do débito e crédito classificadas por tipo e procedência. Como é de se esperar, o
evangelho atribuido a um cobrador de impostos como era Matheus, reflete um modo de pensar
sistematico e em colunas. Seu relato da história de Jesus não é cronológico, senão que agrupa os
feitos e ditos segundo seus temas.
Matheus agrupa os ditos de Jesus em cinco seções principais. Em primeiro lugar temos o famoso sermão
do monte nos capitulos 5 a 7. Logo, o capitulo 10 registra as instruções de Jesus a seus discipulos
sobre a missão que eles teriam que tocar a cumprir; o capitulo 13 recompila uma serie de parábolas
acerca do reino; o capitulo 18, os ditos de Cristo sobre a igreja como comunidade e os capitulos
23 a 25 recompilam os conceitos os conceitos de Jesus sobre a hipocresia religiosa e tambem suas
pregações sobre o futuro. Intercalados entre estes cinco grandes discursos uma compaginação de cenas
que mostram a Jesus em ação ão.
Esta habilidade de entretenimento da atividade e do ensinamento de Jesus lhe tem outorgado a este
evangelho um lugar destacado na leitura e na arte. Os artistas com frequencia se sentem atraidos por
Matheus por ser um ressumo que encapsula o mistério de Jesus. Muitas obras testificam estas
circunstâncias. Teremos, por exemplo,a máxima obra coral de J. S. Bach. A paixão segundo São Matheus
, o jubiloso musical Os feitos de Deus e o filme de Paolo Pasolini, O evangelho segundo São Matheus.
Por outra parte, o conhecido cético frances Renan elogiou a Matheus descrevendo como, O livro mais
importante da cristandade, o livro mais importante jamais escrito.
Há duas visa de acesso que lhe ser uteis em seu estudo detalhado de Matheus. Em primeiro lugar,
considere em que se destingue dos outros tres evangelhos, isto lhe dará uma noção do propósito
especifico de Matheus. Em segundo lugar, lhe resultará muito esclarecedor consultar muitas
referencias do Antigo Testamento que faz Matheus. Na maioria delas figuram como notas ao pé da
pagina do texto biblico.
Vamos navegar pelos capitulos...
No capitulo 1 verso 18 o tema muda para Mais que conmprometidos
As normas judaicas da época de José e Maria reconheciam um estado chamado desposado, que cai mais ou
menos a metade do caminha entre oque hoje em dia entendemos como compromisso matrimonial e
matrimonio. Um desposorio era mais obrigatório que um compromisso moderno: somente poderia romper
mediante a um ato de divorcio. Porem, se uma mulher desposada ficasse gravida, era considerada
adultera.
No capitulo 2 verso 11 o tema muda para Os sabios do Oriente
Dos quatro evangelhos, somente o de Matheus relata a visita dos reis magos. Este sucesso demonstra
que os povos de outras partes do mundo e não somente Israel esperavam a um Messias.A visita dos
magos sublinha um ato de que Jesus veio para todos os homens, não somente para os judeus. As ultimas
palavras desse evangelho descreve essa missão muito claramente.
No capitulo 4 verso 17 o tema muda para Palavras judaicas para leitores judeus
Matheus escreveu principalmente para leitores judeus. Já no primeiro capitulo afirma que Jesus é o
Messias, sustentando dita afirmação com constantes referencias ao Antigo Testamento. Muitas vezes
Matheus usa frases judaicas a se referir a costumes judaicos, sem explica-las, suponhando que seus
leitores a conheçam. E ali onde os outros evangelhos escrevem, Reino de Deus, ele usa a frase, Reino
dos céus, respeitando assim os costumes judaicos de não escrever o nome de Deus.
No capitulo 5 verso 17 o tema muda para Jesus e a lei de Moisés
Nesta declaração, Jesus deixa claro sua relação para com a lei de Moisés. O capitulo seguinte é mais
especifico, já que contrasta os ensinamentos de Jesus com muitas interpretações comuns da lei. Haveis
ouvido o que foi dito... começa ele, para logo concluir, porem eu vos digo...Jesus revelou a
verdadeira intensão da lei do Antigo Testamento, ao invés de deixar atrapalhaar por suas
interpretações legalistas.
Reflexão
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