Navegando pela Biblia
Programa 25 - Epistola de Paulo à Galatas capitulos 1 ao 6 (todo)
Ouça o audio e reflexão deste estudo no link abaixo
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Este estudo é traduzido da Biblia em espanhol Biblia devocional de estudo da Liga Biblica Internacional
Da sociedade Biblica das América Latina
Antiga versão de Casiodoro de Reina e Revisado por Cipriano Valera
Revisão de 1960
O conteúdo em audio pode ser ouvido no aplicativo Igreja Digital
Informações no site www.diariodeummissionario.yolasite.com
Gravação e reflexão do Pastor Missionário Radialista e jornalista José Eduardo Viana
Podendo ser usado o programa gravado livremente desde que mantenha o conteúdo intacto e indique o site acima.
Todos os programas estão no blog
https://navegandopelabiblia.blogspot.com/
O tema principal
Não existe cristão de segunda classe
Um protesto contra a traição
Paulo está enojado. Quase se pode ver seu rosto eurujecido, com as linhas de tensão agitando-se em
sua mandibula. Em geral, ele sauda seus leitores brevemente e logo os louva calorosamente. Porem
nesta carta a comoção e a consternação marcam a claridade habitual. Uma crise ameaça aos Gálatas e
Paulo começa sua carta com uma irada expressão de condenação contra seus responsáveis.
Qual é o problema?
No entanto, depois de ler alguns capitulos, você pode chegar a perguntar porque está o apostolo tão
desgostoso? Galácia parece ser inocente da dos pecados de Corinto: Paulo não fala de incesto ou
idolatria. Traz a consideração, em troca, questões judaicas de todos os dias, tais como o acatamento
de certos dias festivos e o exercicio de certas praticas antigas, especialmente a circuncidação.
A que vem tão grande crise?
Paulo podia antecipar o resultado final da maneira de pensar da dos Galatas: ao enfatizar
indevidamente sua herança judaica, os Galatas rapidamente invalidariam oque Cristo havia feito.
Começaram a confiar em seu proprio esforço humano (sua obediencia a lei) para obter a aceitação de
Deus (3:1 a 5).
Se os Galatas continuassem em seu curso de ação, o fundamento do evangelho se desmoronaria. A fé em
Cristo se converteria simplesmente em um mais dos muitos passos para a salvação, em vez do único.
O evangelho mesmo ficaria pervertido (1:6 a 9).
Uma perigosa estrutura classista
Paulo via outros perigos que ameaçavam o futuro da nova igreja cristã.Como cidadão romano de origem
judaica que falava o grego ( o idioma internacional daquela epoca) ele conhecia muito bem a inata
tendencia humana de desprezar as pessoas. Os cidadãos romanos desdenhavam aos outros romanos, os
gregos olhavam por sobre os ombros os cidadãos romanos, e os judeus, com sua exaltada história e
sua religião altamente desenvolvida, se sntiam superiores a outras culturas.
A insistencia dos Galatas na estrita observancia de regras judaicas teria seus efeitos colaterais.
Inevitavelmente, certas sutiz distinções se iria introduzindo entre os cristãos:A fé em Jesus Cristo
está bem, porem uma pessoa circuncidada que guarda a lei judaica...bem, isso é muito melhor. Tais
pensamentos já haviam infectado a dois estimados apostolos, Pedro e Barnabé. Os cristãos circuncisos
já começavam a desprezar aos incircucisos, considerando cidadãos de segunda classe.
A carta aos Galatas é, por assim dizer, um protesto contra a traição. Fatiga sutis perigos que podem
chegar a perverter finalmente o evangelho e dividir a igreja. Paulo insiste em que Jesus Cristo veio
a derrubar os muros que dividem as pessoas, não a edifica-los. NEle não hpa nem judeu, nem grego,
nem escravo, nem livre, nem varão e nem mulher (3:28). É a fé nEle e não em algum compendio de leis[
(2:16), a que abre a porta para a aceitação de Deus.
Como ler Galatas?
Gálatas se assemelha a um dramatico juizo diante de um tribunal. Na parte de fora da sala estão os
acusadores de Paulo. Persuasivos e poderosos estão os judaizantes que tem seguido a Paulo de povoado
em povoado derramando mentiras e contradizendo sua versão da fé cristã.
Do outro lado se senta o jurado, os crentes de Galátas. Eles tem mantido uma clara amizade com
Paulo no passado, porem alguns dos cargos contra ele são sérios. Tem inventado as partes do
evangelho que lhes pregou? Estás certo que Deus tem dado a ele uma percepção especial? está certo
que a mensagem de liberdade vai a resultar em uma igreja debil e imoral? Deveriam eles dar lhes as
costas a sua herança judaica?
Paulo, falando por iniciativa própria, caminha de um lado a outro na sala. Utiliza uma variedade de
estilos em seu debate: uma lógica fechada, revisões históricas e indignação pessoal. Em sua
integridade pessoal e, em ultima analise, a integridade de Cristo, a que está em jogo.
E quanto aos temas que trata, Galatas cobre grande parte do tratado de Romanos. Porem, em quanto ao
estilo de Paulo como advogado defensor.
Vamos navegar pelos capitulos...
No capitulo 2 verso 11 o tema muda para Forçando um enfrentamento
Gálatas 2 nos traz um fascinante relato detras dos bombadeiros com os problemas dos judeus e dos
gentios, e como esse problema estava dividindo a igreja primitiva. Pedro e Tiago , cujas simpatias
estavam com os cristãos judeus atuaram hipocritamente para com os gentios, até que finalmente Paulo
os confrontou publicamente. Atos 15 nos dá um informe mais detalhado das desavenças oficiais e como
foram finalmente resolvidas.
No capitulo 3 verso 17 o tema muda para A brecha de 430 anos
No capitulo 3, Paulo usa argumentos muito inteligentes para colocar toda a lei do Antigo Testamento
em uma nova perspectiva. A lei nunca foi dada para fazer posivel o acesso a Deus, disse ele (3: 11
e 21). O certo é que a lei foi dada para chegarmos a Cristo, ao convercer nos da impossibilidade de
conseguir a aceitação de Deus por nossos proprios meios. Para provar seu argumento, Paulo menciona
uma brecha de 430 anos entre Abrahão e Moises. Deus deu suas promessas a Abrahão, que viveu muito
antes de que Moises recebera a lei, por conseguinte, Abrahão não poderia haver dependido da lei.
A promessa de Deus encontrou seu cumprimento fina em Jesus, a quem Paulo chama de Semente de Abrahão
No capitulo 4 verso 15 o tema muda para Angustia de Paulo
A carta de Paulo oscila entre a razão abstrata e os jogos profundamente emotivos. Tal como demonstra
este paragrafo, Paulo havia desfrutado no passado de uma comunhão estreita com as pessoas da Galácia
Agora sente angustia e desprezo pessoal posto que parece que eles estão dando as costas à fé que ele
havia ensinado com tanto amor. Ele tem dores de parto, disse, e espera ansiosamente que eles deixem
para tras suas falsas ideias (verso 9).
O tema agora é o Legalismo
Há alguma coisa que podemos fazer para que Deus nos ame mais?
Antes de sua conversão, Paulo foi um dos mais consagrados legalistas do mundo. Judeu leal até o fim
, torturou aos cristãos que saiam do marco da tradição judaica para seguir a Cristo. Se alguma
pessoa poderia chegar a Deus mediante a obediencia a lei, então era ele, o fariseu escrito, o
houvera conseguido.
Porem em Galatas, ele critica violentamente a ideia em que o amor de Deus pudera ver condicionado
pela quantidade de regras que nós poderiamos obedecer. O legalismo é como uma jaula, só pode
condenar as pessoas e encerra-las detras de grades. Tal como ensinara a Paulo, ninguem poderia ter
obedecido perfeitamente as leis de Deus, e todos que tentaram terminaram em fracasso (3:10 e 11).
Sem condições previas
Os capitulos 3 e 4 estabelecem marcas contrastantes: um preso e um homem livre, uma criança debaixo
cuidado alheio e um adulto. Não atuem como um escravo ou como uma criança, disse Paulo. Atuem como
um filho privilegiado , como um herdeiro de uma grande fortuna!.
Galatas tem sido chamado de A carta magna da liberdade cristã. Estais firmes em tal liberdade com
que Cristo os fez livres? declara Paulo (5:1). Galatas ensina que não há nada que possamos fazer
para que Deus nos ame mais ou menos. Não teremos que ganhar o amor de Deus seguindo como escravos
certas regras preestabelecidas.
Martin Lutero disse que Galatas era sua propria pequena epistola. Me tenho comprometido com ela, é
minha Kate von Bora (a esposa de Lutero). Este breve livro proclama que Deus tem presenteado seu
amor livremente, sem condições prévias. Nunca devemos deixar de admirar mos as tremendas implicações
que essa verdade que nos diz em Galatas. É verdade que Paulo não o fez.
Vamos nos aprofundar?...
Paulo contra ataca
Quando a liberdade se volta a ser perigosa
Com o passar dos anos, Paulo se deu conta que os meios que os opositores usavam para acusa-lo.
Gálatas nos mostra um claro exemplo de resposta a seus criticos.
Em primeiro lugar, Paulo respondeu a seus ataques pessoais. Alguns haviam questionado seu direito a
ser chamado Apostolo. Nos capitulos 1 e 2, Paulo insiste que recebeu o evangelho diretamente de Deus
Por outra parte, ele reunia todos os critérios que se usavam para definir um apostolo.
Os capitulos 3 e 4 tem a ver com a ideia de Paulo. Se havia afastado em demasiado das leis e
costumes do antigo testamento. Alguns davam a entender que Paulo pregava um evangelho incompleto.
Ele respondeu a tais objeções com uma analise cuidadosamente razoavel do Antigo Testamento,
colocando debaixo das lentes de aumento a Abrahão, o pai da raça judaica.
Que fazer com a liberdade?
Na continuação, Paulo se dedica a assuntos mais praticos. Enfatiza a liberdade, ao invés das regras,
os punha em situação vulneravel. Não desenbocava sua forte enfase na liberdade de uma conduta pouco
moral? Para responder a essa pergunta, ele poê fim a Galatas, uma carta dedicada a liberdade cristã,
com uma advertencia.
Para oque nos libertou Cristo? perguntou Paulo. Para facilitar uma vida de orgias, bebedices e
feitiçarias? Por certo que não. Cristo nos livrou de ter que nos preocuparmos sobre se estamos
fazendo o suficiente para alegrar a Deus, e tambem de seguir inutilmente formalismos superficiais.
Porem, temos que usar essa liberdade para servirmos uns com os outros em amor e para viver uma vida
cheia do Espirito Santo.
Exauridos já seus argumentos e emoções, Paulo chega a conclusão de que Nem a circuncisão vale nada,
nm a incircuncisão, senão uma nova criatura (6:15). O preso posto em liberdade, o escravo liberado,
o rico fruto de uma arvore viva, todas essas imagens de Gálatas comunicam um conceito de vida, uma
vida abundante no Espirito de Deus, facilmente ao alcance de todo cristão.
Vamos navegar...
No capitulo 6 verso 2 o tema muda para Mudando doçura em rigor
Gálatas tem possivelmente a linguagem mais dura de Paulo que tenha usado, já que ele advertia um
perigo que poderia destruir a fé da igreja. Porem, este livro tambem traz algumas das palavras mais
conhecidas e consoladoras do apostolo. O capitulo 6 descreve um espirito de tolerancia e perdão que
leva aos caidos. Tambem oferece alento para aqueles que se cansam de fazer o bem porque parecera que
a justiça fracassa.
Reflexão
Pergunta/
Os primeiros cristãos se dirigiram em duas direções. Alguns com as pessoas da Galácia se deixaram
se envolver com o legalismo. Outros levaram sua liberdade cristã até ao excesso; não queriam aceitar
as regras de ninguem. Qual destes perigos em mais atuante em seu circulo cristão?
Leia as qualidades que caracterizam a vida no Espirito e que encontramos em 5:22 a 23, caracterizam
elas sua vida?
Gostou do estudo de hoje? Eu também estou amando, aprendendo muito enquanto releio e traduzo o texto do espanhol para o Portugues.
Esse é meu objetivo, te passar os meus estudos e aprendizado para que você tambem possa ser benção onde estiver.
Para continuar esse trabalho missionário e levando a Jesus Cristo como salvador das nações peço sua ajuda e apoio.
Suas orações, mas para orar e alegrar meu coração peço que me avise para te mandar mais informações e detalhes especiais de minha caminhada.
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Você e eu receberemos na glória os galardões deste trabalho que necessita ser feito
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