Programa 33 - Epistola de Paulo à Tito capitulos 1 ao 3 (todo) e tambem Epistola de Paulo à Filemon capitulo 1



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Programa 33 - Epistola de Paulo à Tito capitulos 1 ao 3 (todo) e tambem Epistola de Paulo à Filemon capitulo 1 

Ouça o audio e reflexão deste estudo no link abaixo

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Este estudo é traduzido da Biblia em espanhol Biblia devocional de estudo da Liga Biblica Internacional
Da sociedade Biblica das América Latina 
Antiga versão de Casiodoro de Reina e Revisado por Cipriano Valera
Revisão de 1960
O conteúdo em audio pode ser ouvido no aplicativo Igreja Digital
Informações no site www.diariodeummissionario.yolasite.com
Gravação e reflexão do Pastor Missionário Radialista e jornalista José Eduardo Viana
Podendo ser usado o programa gravado livremente desde que mantenha o conteúdo intacto e indique o site acima.
Todos os programas estão no blog
https://navegandopelabiblia.blogspot.com/

Vamos iniciar pelo livro da Epistola de Paulo à Tito

O tema principal

Pessoas diferentes, problemas diferentes
Uma ilha de mentirosos, bestas más e glutões

As pessoas de hoje em dia ao ler sobre o passado, pode chegar a confundr e homogenizando os antigos
transformando em uma multidão de pessoas iguais e sem rostos. É dificil visualizar os indviduos dos
quais você lê.
Na realidade, as pessoas a que Paulo se diriga era tão diferente e variada como voce poderia 
encontrar em qualquer grande cidade. Cosidere o caso de Creta, ilha em que vivia 5 tipos de grupos
etnicos ferozmente independentes. Seu conhecimento principal acerca do mundo que os rodeava provinha
de labios de piratas e rudes marinheiros. Adicione a isso uma ampla comunidade de judeus e pode
entender  porque a igreja de Creta nasceu conflitiva.

Tito o mediador

Quando instalava problemas nesta tempestuosa congregação, Paulo despachou Tito, seu sócio de 
confiança ao longo de 15 anos. O livro de Galatas (2:15) apresenta a Tito como prova de que um não
judeu podia chegar a ser cristão totalmente aceitavel.
Quando o nome de Tito aparece no Novo Testamento, se vê habitualmente servindo como mediador a 
encargo de bons oficios  de Paulo e pessoa encarregada  que ele enfrentava a tarefa igualmente
dificil em Creta. Paulo escreveu a carta de Tito como um compêndio de instruções pessoais sobre
como manejar a tão complicada tarefa. 
Dado que Paulo escrevia a pessoas conhecidas que conheciam bem as circuntâncias locais, era rara a
ocasião em que se ocupava  de dar informações que não fora util a nós mais tarde. Não obstante, 
podemos obter  indicios acerca das condições prevalentes que lemos entre linhas. Por exemplo, quando
Paulo disse a Tito que fosse buscar um ancião que seja irrepreensivel, não soberbo, não iracundo,
não dado ao vinho, não espancador, não tendencioso de torpe ganancia (1:7), dita descrição disse
bastante do cretense da média. Um dos próprios poetas da ilha descreveu aos crentes como, sempre
mentirosos, bestas ruins e glutões ociosos (1:12), e os gregos até haviam criado um ditado especial
para mentir, que era cretencear.

Teologia prática

Tito 2 menciona alguns dos diversos grupos que havia na igreja; anciãos, anciãs, mulheres jóvens, 
Homens jovens e escravos. Cada um deles representava certo tipo de problema que tinha que ser 
atendido e Paulo brindou a Tito conselhos especificos sobre cada grupo. E ainda enfatizou 
principalmente a necessidade de uma vida fiel, Paulo tambem deixou cair alguns concisos ressumos de
manejar o evangelho. Sua teologia nunca havia sido distante ou teórica, sempre havia sido aplicada
aos problemas da vida cristã. 
Tomadas em seu conjunto, as tres cartas pastorais (1 e 2 Timoteo e Tito) mostram a Paulo, já ancião,
aprendido a deixar uma parte cada vez maior de sua tarefa nas mãos de seus capazes ajudantes. Os
cretenses necessitavam de um mensagem prática e pulsante da sã doutrina, baseada em um Deus que não
mente (1:2). As instruções em Tito dão ao homem cujo nome leva este livro, e tambem a nós, a 
sacudida necessária. 

Como ler Tito

Igual que a 1 e 2 Timoteo, Tito foi dirigida a uma pessoa, não a uma igreja. Esta carta se assemelha
algo a 1 Timoteo, porem, é menos pessoal e mais oficial. O livro de Atos nos menciona a Tito, porem
a presença de 13 referenciasa ele nas cartas de Paulo indicam  que era um dos ajudantes de maior
confiança de Paulo. 
Em algumas cartas, Gálatas, por exemplo, Paulo lutou valorosamente contra o legalismo, porem, a 
igreja de Creta, cheia de crentes imaturos, necessitavam de lições básicas na área da conduta moral
e Paulo lhes dá detalhes a Tito. Usando um estilo muito direto, disse a seu associado que escrevia
debaixo de tais circuntãncias. 
Por haver sido escrita em um estido tão direto, quase como manual de adestramento, Tito não requer
maiores explicações. O significado de Paulo se manifesta claramente. Note em especial, como Paulo
adapta seus principios gerais a grupos especificos no capitulo 2. E estude com especial cuidado as
pepitas de teologia que aparecem nas seguintes passagens 1: 1 a 4, 2: 11 a 14 e 3: 4 a 7.


Vamos navegar pelo livro...

No capitulo 1 verso 14 o tema muda para Perguntas néscias

A parte dos problemas que intimam o capitulo 2, a igreja de Creta lutava com problemas introduzidos
por seus membros judeus. Esta tendencia gerava questões néscias, genealogias, contenções e discusões
sobre a lei (3:9) se parecem as heresias contra as quais havia advertido a Paulo em sua carta aos
Colosences. Tito tinha que estar preparado para resolver problemas que tinham que ver com a doutrina
e tambem com a vida na fé.

No capitulo 3  verso 5 o tema muda para Pepitas de teologia

Apesar de seu tom prático e didático, Tito tem 3 notáveis passagens da teologia de Paulo. Estes 
aparecem em 1: 1 a 4, 2:11 a 14 e 3:4 a 7. Esta ultima passagem equilibra a ênfase de Paulo acerca da
pureza da vida que encontramos em Tito. O verso 5 aclara que as obras da justiça não nos permitem
ganharmos a aceitação de Deus. O certo são que as mesmas são a resposta do que tem experimentado
o perdão e o amor de Deus.


Agora passamos a estudar a Epistola de Paulo à Filemon capitulo 1 

Carta ao amo de um escravo
A vida de um escravo está em jogo.

Onésimo era um escravo condenado, um fugitivo cuja vida estava em constante perigo. Tinha duas 
opções. Podia passam o resto de seus dias no oculto e sujo porão de uma cidade romana, esquivando
aos soldados e aos caçadores de recompensas. Ou podia fazer o impensável e regressar ao seu amo.
As leis do império eram muito severas. Se Onésimo regressasse, seu amo Filemon, tinha o poder legal
para sentencia-lo a morte imediatamente. Se Filemon deixasse ele viver por misericórdia, a Onésimo
se marcaria com um ferro quente com a letra F (de fugitivo) na sua fronte, marcado por toda a vida.

Paulo defende ao condenado

Sua conversão a Cristo por intermédio de seu ministério complicou muito a decisão do escravo 
condenado. Onésimo sabia que não podia seguir fugindo pelo resto da vida. Havia prejudicado a seu
amo legal e ainda que parecera doloroso, tinha que ser responsabilizado pelo dano afligido.
O Apostolo Paulo, sentindo compaixão pela causa do escravo, concordou usar toda sua influência com
Filemon. A vida de Onesimo estava em jogo. Esta carta de 401 palavras ao amo do condenado reune
magistralmente as capacidades de persuação e de diplomacia que possua Paulo.
Cada frase da carta a Filemon está redatada para produzir o maior efeito possivel. Paulo apela a 
amizade de Filemon, a sua posição como lider cristão, a sentido de amor e compaixão. Não se ordena
de forma direta que consente, porem lhe aplica uma evidente pressão, recordando-lhe que ainda ele
mesmo deve tambem a Paulo (verso 19). Ao dirigir a carta a igreja a Filemon (verso 2), Paulo aumenta
a pressão, coisa que tambem faz a promessa de Paulo a uma nova visita (verso 22).

O cristianismo e a escravidão

A escravidão perdurou por 1.800 anos depois de que esta carta fora escrita e foi necessário toda a 
força moral do cristianismo para depois escreve-la da terra. Porem, o pequeno livro de Filemon 
demonstra que a fé teve um profundo inpacto sobre a escravidão muito antes de que essa fora abolida.
Cristo pode revoluncionar  qualquer relação social. Onésimo, o fugitivo, decidiu entregar-se. Em
Filemon, Paulo pede ainda outro milagre. Lhe roga ao amo, recebe-lo como receberia a Paulo (verso 17)
Uma atitude como esta era, nessa cultura, dinamite social.

Como ler Filemon

É obvio que Paulo tinha uma estreita relação tanto com o escravo Onésimo como a seu amo Filemon.
Alguns entendidos da biblia opinam que Onésimo olhou para a mensagem de Cristo pela primeira vez 
ao compartilhar a cela com o apostolo (veja versos 9 e 10). Ao ler Filemon, busque indicios da 
relação de Paulo com cada uma das pessoas.
Filemon nos dá um modelo de diplomacia crista. Ao ler esta carta, pense nas incomodas situações
sociais que voce conhece; dos amigos que são inimigos, a um conflito entre pai e filho, por exemplo;
Note o tipo de persuação que usa Paulo e trate de aplica-lo a suas proprias circuntâncias

Reflexão


Gostou do estudo de hoje? Eu também estou amando, aprendendo muito enquanto releio e traduzo o texto do espanhol para o Portugues.
Esse é meu objetivo, te passar os meus estudos e aprendizado para que você tambem possa ser benção onde estiver.
Para continuar esse trabalho missionário e levando a Jesus Cristo como salvador das nações peço sua ajuda e apoio.
Suas orações, mas para orar e alegrar meu coração peço que me avise para te mandar mais informações e detalhes especiais de minha caminhada.
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