Programa 38 - Primeira, Segunda e Terceira Epistola Universal de João e Epistola Universal de Judas capitulos 01 (todo)
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Programa 38 - Primeira, Segunda e Terceira Epistola Universal de João e Epistola Universal de Judas capitulos 01 (todo)
Ouça o audio e reflexão deste estudo no link abaixo
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Este estudo é traduzido da Biblia em espanhol Biblia devocional de estudo da Liga Biblica Internacional
Da sociedade Biblica das América Latina
Antiga versão de Casiodoro de Reina e Revisado por Cipriano Valera
Revisão de 1960
O conteúdo em audio pode ser ouvido no aplicativo Igreja Digital
Informações no site www.diariodeummissionario.yolasite.com
Gravação e reflexão do Pastor Missionário Radialista e jornalista José Eduardo Viana
Podendo ser usado o programa gravado livremente desde que mantenha o conteúdo intacto e indique o site acima.
Todos os programas estão no blog
https://navegandopelabiblia.blogspot.com/
Vamos iniciar pela
Primeira Epistola Universal de João capitulos 01 a 03 (todo)
O tema principal
Palavras que se corrompem
Um problema para a nova geração
Com o passar dos anos, frases de uso comum podem ir perdendo seu sgnificado, até chegar a ser aplicadas
a algo completamente diferente. A fé cristã tem durado tantos anos que as pessoas usam suas palavras
chaves, porem dando-les significados diferentes.
As palavras são as mesmas; os significados diferentes
Esta tendencia, a contaminação da linguagem não é nova. Já ao final do primeiro século, se iam
distorcendo os significados das palavras, e se ia variando seu sentido. Quando o apostolo João
escreveu suas cartas, a fé cristã tinha quisera uns 50 ou 60 anos de vida. Uma nova geração havia
se criado nos lugares cristãos desenvolvendo uma subcultura particular.
Algumas pessoas usavam frases conhecidas como Conhecer a Deus, Andar na Luz e Nascido de Deus, porem
dando-les significados novos e distorcidos. O apostolo respondeu com enojo. Ele sabia que uma
distorção confusa e sutil é mais dificil de resistir que uma franca negação.
Em seu livro, João escolhe palavras chaves (luz, pecado, Cristo, amor, fé, etc), as desinfeta e
devolve seu significado original. Assinala quais eram as verdades originais que lhe davam sentido a
estas palavra. Repedidamente ele começa com a frase Se dizermos que... e para a demonstrar que ações
devem resultar declarações que vivemos as verdadeira luz e conhecermos a Deus.
Um passo adicional
João havia escrito o evangelho sobre a vida de Jesus para levar a seus leitores a fé em Cristo (João
20:31). Agora dirige esta carta a pessoas que já eram cristãs, explicando como dita fé deveria
afetar a vida pessoal. Deus é luz, disse ele, assim que andem na luz. Ele é Espirito; assim que
adoremo-lo em espirito e verdade. Ele é amor; demonstrem vocês então esse amor aos demais.
Há momentos em que João mostra sua terna preocupação de um pastor e chama a seus leitores de
filhinhos (2:1), instando-os a que se amem uns aos outros (3:11). Porem, em outros lugares sua
severa linguagem dá a entender por que alguem o chamaram de Filho do Trovão.
Ao escrever este livro, João era provavelmente o ultimo apóstolo sobrevivente. Ele viveu quase até
o fim do primeiro século. Era velho, sim, porem não demasiado velho para lutar vigorosamente contra
qualquer coisa que pudera corromper a fé em que havia inspirado durante tantos anos.
Como ler 1 João?
Primeira João esta composta como uma peça musical. Seu autor toca a alguns temas simples, Luz,
verdade, vida, amor, e logo desenvolve variações sobre ditos temas. Com palavras simples e um estilo
ritmico, João escreve mensagens universais, que são aplicaveis a qualquer época.
Contudo, o livro pode ser entendido muito melhor se voce sabe algo sobre o ambiente em que João
escreveu. Por tanto, comece lendo Quem eram os gnósticos?
Ao ler João, note seu modo de escrever. Ele define primeiramente um termino, luz, por exemplo,
analisa logo o termino oposto, escuridão, e finalmente descreve como deve ser a vida de quem vive
na luz.
Em cada um dos casos, a presença de Deus como fonte de poder da vida cristã.
Vamos navegar pelos capitulos...
No capitulo 2 verso 12 o tema muda para Uma palida interrupção...
João começa seu livro com uma severa advertência contra idéias falsas. Porem, este paragrafo lirico
interrompe o fluxo com uma palida saudação aos verdadeiros cristãos da igreja. Muitos comentaristas
pensam que João, ao referir-se a estas tres categorias (amadas crianças, jóvens e pais) quis
representar tres etapas diferentes na vida espiritual dos seus leitores.
No capitulo 3 verso 11 o tema muda para O amor contra o ódio...
João muitas vezes descreve certas palavras em relação com os terminos opostos: luz contra a escuridão,
verdade contra a mentira, vida contra a morte. Neste paragrafo, ele começa com o mandamento de que
nos amemos uns aos outros, e logo passa a ilustrar a vida de ódio antes de voltar a definir o amor.
Muitos dos temas de 1 João se desenvolvem segundo este método circular.
No capitulo 5 verso 8 o tema muda para Agua, Sangue e Espirito
O apostol João usou muita linguagem simbólica em seu evangelho ao narrar a vida de Jesus. Aqui ele
tambem usa simbolos para dar provas sobre Jesus. A agua pode referir-se ao batismo de Jesus, o
sangue a sua morte na cruz, e o espirito ao Espirito Santo que desceu sobre Jesus. João se refere a
estes tres como TESTEMUNHO de Deus sobre seu filho.
Vamos nos aprofundar...
O tema agora é Quem são os agnósticos?
Uma seita perigosa que resultou fatalmente atraente.
A medida que o cristianismo se ia extendendo pelo Mediterrâneo, se ia encontrando com outras religiões.
Os gregos e os romanos trataram de assimilar elementos da fé cristã dentro de suas proprias filosofias,
tais como o haviam feito inicialmente alguns judeus.
Podia Deus haver tido um corpo?
Os agnósticos repudiavam o conceito cristãos de que Deus se fizera homem. Dado que eles criam que o
corpo fisico era intrisicamente mau, se viam obrigados a negar que um Deus puro pudesse tomar um
corpo. Alguns resolveram o problema dizendo que Jesus nunca havia sido verdadeiramente um ser humano,
mas que havia sido algo como um fantasma, uma aparição temporal de Deus que somente se parecia como
humano. Outros propunham que Deus havia descido sobre Jesus em seu batismo, porem que o havia deixado
antes de sua morte.
O apostolo João debateu as pessoas como gnósticas de seu tempo e tinha aos gnósticos en mente ao
escrever esta carta. Sua primeira oração declara expressamente que o escritor tinha visto, ouvido e
tocado em JEsus, dando a entender que este não poderia ter sido um fantasma, ou um espirito puro.
Ao longo da carta, e especialmente em 4:2 e 3, o escritor critica a aqueles que negam a Jesus que
tenha vindo em carne.
Vivam como quiserem...
Para os gnósticos, tudo que era material era mau. Somente o espirito era puro, e os gnósticos
intentavam elevar-se a um plano mais alto, mais espiritual. Este ensinamento a vezes produzia uma
reação colateral: as pessoas que se esforçavam para elevar-se por sobre a matéria não se preocupava
por sua ética pessoal. Seus espiritos puros não podiam ser contaminados pelo pecado terreno. Por
conseguinte, podiam conduzir-se como quiseram.
O ancião João levava abertamente sua voz contra os perigos dos gnósticos: um estilo de vida imoral e
duvidas de que Cristo se tvera feito homem. As crenças devem ser julgadas pelas ações que produzem,
e enfatiza o tema do amor fraterno. Em primeiro lugar despreza erros apresentando uma sã descrição
da vida cristã, tal como se deve ser vivida.
A verdadeira comunhão não é um voo mistico e superintelectual que se faça a grande sociedade, senão
uma relação com o Pai mediante Seu Filho Jesus. E isto tambem implica fazer-se cargo das proprias
responsabilidades para com outras pessoas na âmbito da familia de Deus...
Passamos agora a
Segunda Epistola Universal de João capitulos 01 (todo)
O tema principal
Hospedes indesejaveis
Quando a expressão Bem Vindos estava fora do lugar
As rotas romanas fizeram durante o primeiro século, fazer uma viagem para que fosse mais segura e
facil de realizar que no passado, porem, passariam muitos séculos antes que existissem bons hoteis.
Por conseguinte, quando os mestres da fé cristã viajavam pelo império, dependiam dos cristãos locais
quanto a estadia e comida.
Não passou muito tempo antes de que falsos mestres (tais como os agnósticos) tambem se lançariam a
viajar, sendo seguidos pelos aventureiros religiosos que se sentiam atraidos principalmente pela
comida e alojamento gratuitos. As duas cartas, 2 e 3 João, os livros mais breves de toda a Biblia
se dao crescentes problemas que apresentava as hospitalidades dos mestres intinerantes.
Demonstrem discrições, porem tambem amor.
As heresias já se haviam feito sua aparição em muitas igrejas locais e 2 João insta aos verdadeiros
cristãos a usarem descrição ao averiguar a mensagem e a motivação do visitante. O escritor adverte
contra a alojar visitantes que não ensinem a verdade sobre Cristo.
FAzendo justiça a seu sobrenome, o apostolo do amor, repete seu refrão: Amai uns aos outros, ainda
nesta carta de advertencia. Jeronimo, um escritor dos primeiros séculos da igreja, conta que quando
o apostolo João, já em sua velhice extrema, era levado a sua congregação, repetia uma e outra vez,
Amai uns aos outros. Quando lhe perguntaram porque não falava de nenhuma outra coisa, João respondia
Porque é o mandamento do Senhor, e se somente isso não se faz, é suficiente?
Como ler 2 e 3 João?
É melhor ler estes dois livros em conjunto, já que cada um deles brinda voce com os aspectos de um
problema que afligia a uma jovem igreja; a hospitalidade. Trate de imaginar-se na situação daquelas,
quando a fé cristã era todavia algo novo e muitos mestres se apresentavam pretendendo ter conselhos
especificos que João deu para tais circunstâncias.
Passando agora a
Terceira Epistola Universal de João capitulos 01 (todo)
O tema principal
Normas para a hospitalidade
As mesmas perguntas aparecerem em todas as épocas e lugares.
Tomadas em conjunto, esta carta e a que procede oferecem um equilibrado ponto de vista sobre uma
apropriada hospitalidade cristã. Segunda João adverte contra de alojar falsos mestres. Porem, 3 João
louva um tal de Gaio por brindar sua cordial bem vinda a verdadeiros mestres cristãos. Sua hospitalidade
havia sido atacada por Diótrefes, um agro ditador eclesiástico, que tambem murmurava contra João.
De forma muito suscinta, as duas cartas de João tratam de temas da heresia e dos cismas, dos problemas
que tem afligido a igreja ao longo dos séculos e em todas as partes. Para defender-se contra tais
perigos, João propõe amor e discernimento. Os crentes devem saber a quem aceitar e apoiar e a quem
resistir.
Passando agora a
Epistola Universal de Judas capitulos 01 (todo)
O tema principal
Tenham cuidado!
Fazendo tocar o alarme
Antes que voce possa abter seu registro de motorista, seguramente passará algumas horas estudando
algum livro com as regras de transito. Além que terá que aprender a reconhecer as formas e as cores dos
sinais de advertencia, esses sinais que anunciam pontos ou tramas de perigo na sua rota.
Ler tudo isso parece algo muito academico ate que se sente de frente ao volante. A partir desse
momento, cruzar inadevertidamente um sinal que diga PARE não será somente algo que baixe suas
pontuações na prova, senão que pode chegar a custar-lhe a vida. Seu exaninador, ao invés de corrigir-le
com calma, lhe gritará CUIDADO!
Judas escreve no estilo do examinador que vê como um trem de carga vem encima do condutor. As campanhas
de alarme estão tocando, as barreiras e as luzes vermelhas do trafego estão piscando. Ele emite que
este não é o tipo de carta que prefere escrever; sua intenção era redatar um tratado mais elevado
sobre a salvação (verso 3). Porem, a igreja enfrentava perigos mortais, assim que Judas se apressa
a enviar uma veemente advertência.
Quem eram os pertubadores?
Judas não se ocupa de detalhar que ensinavam os pertubadores (verso 4), quisera nem sequer quiz
honrar as ideias destes dondo-lhes tratamento. Porem, o modo em que conduziam não goza de tal restrição:
ele abre fogo contra os hipócritasm sua atitude devisiva e sua moral libertina. Os chama de espiões
e insta aos cristãos a lutar a verdadeira luta pela verdadeira fé. Em alguns arranques quase poético,
toma as vividas imagens da natureza para descrever a estas pessoas (12 e 13).
Breve e vigorosa, a carta de Judas nos traz a mente a imagem de algum fogoso profeta do Antigo Testamento.
Judas, no entanto, tem esperanças sobre seus leitores. Os crentes sinceros podem manter-se no amor de
Deus, e algumas almas vacilantes podem, todavia, ser arrebatadas do fogo (21 e 23). (Ainda no fervor
de sua batalha contra os hereges, Judas não insinua perseguição alguma dos ofensores, nada tem neste
livro sobre queimar a ninguem na pira!).
Judas se despede com uma doxologia conhecida e cheia de alegria; esta é a parte de sua carta que,
todavia, é citada com frequencia nas igrejas de hoje em dia.
Como ler a Epistola de Judas?
Neste tom, a carta de Judas se parece muito com Tiago e 2 Pedro: é sensivel, contundente e severa.
Voce poderia dizer que parece copiar seções inteiras de 2 Pedro.
Você pode ler Judas em poucos minutos, o que terminará a captar a força de seu argumento. Porem, para
apreciar realmente sua carta, você deveria considerar (e ler) suas diversas referencias ao Antigo
Testamento. Judas afirma seus argumentos com amplas ilustrações históricas e chega a citar os livros
judeus não aceitados como parte da Biblia. A assunção de Moisés (verso 9) e Enoc (verso 14).
Todas estas citações sustentam a enfase central de Judas que o resume eloquentemente nos ultimos
paragrafos.
Reflexão
Gostou do estudo de hoje? Eu também estou amando, aprendendo muito enquanto releio e traduzo o texto do espanhol para o Portugues.
Esse é meu objetivo, te passar os meus estudos e aprendizado para que você tambem possa ser benção onde estiver.
Para continuar esse trabalho missionário e levando a Jesus Cristo como salvador das nações peço sua ajuda e apoio.
Suas orações, mas para orar e alegrar meu coração peço que me avise para te mandar mais informações e detalhes especiais de minha caminhada.
Use o formulário destes sites que informei acima e podendo me envie um apoio financeiro para poder caminhar mais longe na formação de novas igreja e novas comunidades crstãs.
Você e eu receberemos na glória os galardões deste trabalho que necessita ser feito
Mais informações nos sites
www.diariodeummissionario.yolasite.com
e
http://navegandopelabiblia.blogspot.com/
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