Navegando pela Biblia
Programa 40 - Apocalipse capitulos 07 a 22 (final)
Ouça o audio e reflexão deste estudo no link abaixo
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Este estudo é traduzido da Biblia em espanhol Biblia devocional de estudo da Liga Biblica Internacional
Da sociedade Biblica das América Latina
Antiga versão de Casiodoro de Reina e Revisado por Cipriano Valera
Revisão de 1960
O conteúdo em audio pode ser ouvido no aplicativo Igreja Digital
Informações no site www.diariodeummissionario.yolasite.com
Gravação e reflexão do Pastor Missionário Radialista e jornalista José Eduardo Viana
Podendo ser usado o programa gravado livremente desde que mantenha o conteúdo intacto e indique o site acima.
Todos os programas estão no blog
https://navegandopelabiblia.blogspot.com/
O tema principal
O uso dos simbolos do apocalipse
Porque há tantas teorias para explicar Apocalipse?
Ao ler Apocalipse as confusões surgem que os leitores tendem a fixar-se desordenadamente nos detalhes,
possivelmente porque João fez tanto uso dos simbolos para expressar o significado deste livro.
Seres cobertos de olhos e com chifres, águias sobrevoando no céu, montanhas derretidas que se jogam
no mar, as mesmas riquesas destas imagens parece abrir-lhe a porta para todos os freneticos intentos
de explicar cada palavra. João interpreta alguns destes simbolos; as sete estrelas são os anjos das
sete igrejas (1:20) e dá solidas pistas sobre o significado de outros, como o caso dos quatro cavalos
do capitulo 6. Porem muitas perguntas ficam sem resposta. Por exemplo, as principais visões descrevem
periodos consecutivos da história ou pre anunciam os mesmo acontecimentos de diferentes angulos?
Concentre-se nos quadro mais amplo
Os artistas tem descoberto que os simbolos tem um poder de comunicação especial. Quando Picasso seu
grande quadro Guernica, quiz expressar oque havia sucedido em 28 de Abril de 1937 na Espanha açoitada
pela guerra. Criou uma obra de arte, não uma representação de tipo fotografico. O quadro transmite
a trágidia do bombardeio da cidade vasca de Guernica, porem o fez de forma simbolica.
Algo assim sucede com Apocalipse. João descreve de forma poética acontecimentos humanos tão extranhos
e cruciais que seriam inespressiveis com outra linguagem. Se houvesse desenhado, Deus poderia haver
reveado um cronograma preciso dos eventos futuros. Porem, Cristo mesmo adverte sobre este tipo de
especulação sobre o futuro. Em consonância com esse enfoque, Apocalipse não se dedica principalmente
a estudar acontecimentos futuros senão que trata de sugerir o significado cósmico que se desenvolve
por detras da história.
Os leitores que iniciam a leitura de Apocalipse devem começar analisando as cenas em sua totalidade
e busca de um significado geral. As visões são como as parabolas de Jesus; cada uma tem um ponto
principal e alguns dos detalhes quisera servem apenas para dramatizar, ou para dar-lhes plenitude
literária da cena. Ninguem pode encontrar o significado exato que há detras de cada detalhe das visões
de João. Os que buscam explicar cada simbolo demasiado rapidamente corre o grande risco de perder
tanto em significado do simbolo como a trama emocional do livro.
A busca de um sistema
Apocalipse sempre atrairá aqueles estudiosos que gostam de buscar o significado de cada simbolo. Não
se trata de um trabalho facil; há quase 300 referencias diretas ou indiretas ao Antigo Testamento e
tambem um sistema complicado de numeros simbolicos que tem que integrar em qualquer explicação. A
história tem demonstrado que milhares de estudiosos se tem equivocado. Pessoas de cada geração,
principalmente entre os criticos periodos dos nos de 1.000 a 1.500, e durante o seculo previo nosso,
tem declarado com insistencia que o fim do mundo estava pór volta da proxima esquina.
Hoje em dia há quem creia que os simbolos de Apocalipse, estátuas que falam, fogo do céu, controle
economico totalitário, mudanças massivas na terra e no mar, se aproximam de forma muito insinuante
aos fenomenos do seculo 20. A devastação macisa da terra que se profetiza nos capitulos centrais
parecem aterradoramente atuais.
No entanto, as calamidades nao são mais que um telão de fundo para as enfases principais de João; os
seguidores de Cristo estariam a salvos e seguros quando chegue o fim. Deus enxugará toda a lágrima
dos olhos deles, declara Ele. Muitas partes de Apocalipse permanecem na penumbra do mistério, porem
os resultados finais resplacederão claramente.
Vamos navegar pelos capitulos...
No capitulo 7 verso 21 o tema muda para Numeros com significados especiais
Os numeros teriam significado simbólico muito importante na Biblia, e em especial para o escritor de
Apocalipse. Os numeros mais obviamente simbólicos eram 4, 7 e 12 e seus sub multiplos.
O numero 4 parece representar o universo criado (quatro pontos cardeais, quatro ventos da terra),
razão pelo qual os quatro seres viventes representariam toda a criação. Na Biblia o numero 7 denota
a perfeição, ou a plenitude; a razão disto tem sua raiz em que o relato da criação em Genesis abarca
7 dias. As 12 tribos de Israel no Antigo Testamento e os 12 apostolos no Novo Testamento indicam que
o numero 12 representa a igreja, ou os redimidos por Deus em ambos os pactos.
Um numero multiplicado por 10, tal como os 144.000 (12x12x10x10x10), sugere um numero idefinido porem
enorme. Portanto, 144.000 pode representar a toda a igreja ao longo da história.
No capitulo 9 verso 20 o tema muda par Juizos com propósitos
Apocalipse registra vários juizos severos nos capitulos 6, 9 e 16. Menciona cuidadosamente os propósitos
de cada juizo, convencer a humanidade de que sua rebelião é inutil e alerta a arrepender-se. Desta
maneira , os juizos se assemelham as 10 pragas contra o Egito. Como as 10 pragas, estes juizos não
conseguem seu sucesso. A negativa das pessoas a se arrependerem faz-se necessário no juizo final
contra a fonte de todo o mal.
No capitulo 11 verso 1 o tema muda para Ecos do Antigo Testamento
Uma compreensão plena do Apocalipse requer um estudo detalhado dos livros do Antigo Testamento tais
como Ezequiel e Daniel. João frequentemente toma imagens de ditos livros. POr exemplo, a passagem que
aqui temos acerca do templo de Deus tem seu paralelo em Ezequiel 40. De modo similar, muitas passagens
que se referem a reis e impérios politicos nos trazem a memória das visões de Daniel.
No capitulo 13 verso 5 o tema muda para 42 meses de provas
Este numero misterioso tem ocasionado muitas especulações. Literalmente o texto disse: um tempo e
tempos e metade do tempo (veja 12:14), quer dizer, um ano mais dois anos mais meio ano, ou seja, tres
anos e meio. Este numero aparece varias vezes em Apocalipse , Poderia por acaso tratar-se simplesmente
da metade do numero perfeito, sete, representando então a era do Novo Pacto (o tempo entre a primeira
e segunda vinda de Cristo)? Ou se refere a meses verdadeiros; um tempo breve porem intenso de tres
anos e meio de grande perseguição contra a igreja? Por ser assim, tomaram lugar estes 42 meses já
durante as perseguições romanas contra os cristãos? OU estão todavia no futuro?
No capitulo 16 verso 16 o tema muda para A batalha do Armagedom
Armagedom tem sido um lugar de muitas lutas militares na história de Israel. Alguns historiadores
estimam que se tem acontecido ali mais guerras que qualquer outro lugar no mundo. É um marco(simbolo)
adequado para a luta final entre o bem e o mal.
No capitulo 18 verso 2 o tema muda para OQue é a Babilônia?
Muitas pessoas creem que Babilônia era uma palavra chave que representava Roma, a cidade assentada
sobre 7 colinas (17:9). É quase seguro que Apocalipse foi escrito para cristãos que estavam sofrendo
grande perseguição por parte dos duros imperadores romanos. Os estudiosos que pensam que a Babilônia
representa a Roma as vezes tratam de identificar aos reis que aqui se mencionam com determinados
imperadores romanos.
Não obstante, nem todos os interpretes estão de acordo. Alguns sugerem que Babilônia representa a
Jerusalem, e ainda outros pensam que não é possivel identificar a Babilônia. Estes, dizem, que ela
representa a todos os poderosos sistemas mundiais que mataram a fiéis cristãos e seduzem as pessoas
apartando-as de Deus. Mais alem de todas as diferenças, uma coisa é certa: o capitulo 18 revela que
a grande inimiga, Babilônia, desaparecerá para sempre (18:21).
No capitulo 20 verso 3 o tema muda para O Milênio
Os cristãos tem interpretado o reinado de 1.000 anos de que aqui se fala de diversas maneiras:
1) O pósmilenismo crê que a igreja mesma, mediante sua crescente influência, trará finalmente um
tempo de paz e prosperidade como preparação para o regresso de Cristo. Este ponto de vista era mais
popular no século 19, época em que as pessoas eram muito mais otimistas sobre o progresso e do futuro.
2) O prémilenismo crê que Cristo regressará a terra e reinará aqui em pessoa, introduzindo um periodo
de grande paz. Durante este período, satanas sera preso, porem, organizará uma rebelião final ao fim
dos 1.000 anos.
3) O amilenismo interpreta essa passagem de uma forma muito menos literal. Alguns amilenistas sustem
que o milenio já tem começado, porem que o reinado de Cristo está tomando lugar nos céus, não na terra.
Outros creêm que a igreja está estabelecendo o reinado de Cristo agora, entre a primeira e a segunda
vinda de Cristo.
Dado que a Biblia dá pouca informação sobre o milênio, ninguem pode estar completamente seguro. O
periodo mesmo de 1.000 anos pode tambem ser simbólico, representando um periodo de tempo extremamente
longo. Porem, mais alem de todas as divergencias, todas as posições concordam em que finalmente este
mundo chegara a seu fim com o estabelecimento de um reino eterno por parte de Jesus.
No capitulo 22 verso 1 o tema muda para o Eden recuperado
Os ultimos dois capitulos de Apocalipse contem numerosos paralelos com a descrição do jardim do Éden
nos primeiros tres capitulos de Genesis. Apocalipse descreve uma nova criação que exclue todas as
coisas que arruinaram o Eden. Não haverá nem noite nem morte. Satanas desaparecerá para sempre e nada
impuro entrará na nova cidade. As pessoas andarão novamente com Deus, tal como fizeram Adão e Eva
no Éden. Não haverá choro muito menos dor. Uma vez mais a raça humana governará a criação, desta vez
com livre acesso a árvore da vida. Tudo oque foi arruinado pela rebelião humana no Éden será arrumado.
No Éden, Adão e Eva foram expulsos do jardim, na nova terra, verão o rosto de Deus.
Vamos nos aprofundar...
O tema agora é Uma olhada na manjedoura
O nascimento desde a perspectiva do céus
Segundo a interpretação de muitos, o capitulo 12 descreve o dia no nascimento, porem seu ponto de
vista fere radicalmente a dos evangelicos. Apocalipse não fala de pastores, nem de um rei enlouquecido
decidido a cometer um enfantidicidio, nem um estábulo, no lugar deles descreve um dragão assassino
atado em uma luta terrivel contra os céus. Seu ataque ao nascer Cristo desata uma série de sangrentas
rebeliões contra as forças do bem.
Duas histórias simultâneas
O modo que se vê no nascimento de Cristo em Apocalipse 12 nos permite discenir o padrão usado em todo
o livro. João entretem com coisas visiveis com coisas não normalmente visiveis. Na vida diária há
duas histórias que desenvolvem de forma paralela e simultânea; uma na terra e outra nos céus. Porem,
Apocalipse as vêem de forma conjunta. Abre a cortina e nos permite dar uma olhada detras da magedoura
e captar o impacto cósmico do que sucede na terra.
Cada metro neste planeta está reclamando por Deus e contrareclamando por satanas. Nós abitualmente
experimentamos os efeitos visiveis e diários dessa luta. O percebemos, por exemplo, quando elegemos
entre oque sabemos que é mau e oque sabemos que é bom. Porem, enquanto vivemos nossas vidas na terra,
o unverso sobrenaturalmente esta em guerra. O Apocalipse marca o contraste de forma nitida; o bem
contra o mal, o Cordeiro contra o dragão, Jerusalem contra a Babilônia, a noiva contra a prostituta.
Tem Deus o controle da história?
As vezes a batalha que se desenvolve nos céus, chega ao ponto de uma violencia especifica na terra,
como sucedeu quando Jesus veio. Apocalipse foi escrito em primeiro ponto para ser lido por pessoas
que enfrentavam uma perseguição extremamente violenta por parte do Império Romano. Apocalipse estabelece
que neste planeta se esta acontecendo uma guerra entre o bem e o mal, uma guerra que é mais reflexo
de uma luta ainda maior liberada em todo o universo.
Porem, mais alem de toda a aparência, Deus mantém um controle firme sobre o timão da história. Para
os cristãos do primeiro século, Roma era uma arquiinimiga, por isso encontramos alusões a dito império
nestes capitulos. João afirma que Jesus Cristo, e não o Imperador, é que determina o fluxo da história.
Os acontecimentos se movem até uma culminação, a história tem significado. Ao fim de tudo, até os
despotatas da história terminaram cumprindo o plano de Deus mesmo que lhes havia traçado. Poncio
Pilatos e seus soldados romanos ilustram isto de uma forma bem evidente. Pensavam que estavam tirando
Jesus do meio ao crucifica-lo. Ao invés disto, fizeram possivel a salvação do mundo.
Na conclusão...
Apesar de tudo, um final feliz
A palavra final é a melhor de todas
O percebemos em certos raros momentos. Vemos o bem, a beleza dos novos conselhos, as flores, e os
raios de sol e ainda a chuva.
Este mundo pode estar cheio de contaminação, guerra, crime e ódio. Porem, dentro de nós, de todos nós,
há remanescentes que nos recordam oque o mundo poderia ter sido, ou do que poderia chegar a ser. Os
profetas do Antigo Testamento sonhavam com este dia, em que a criação seria renovada. E essas sensações,
tras uma funebre serie de catastrofes preditas, que estalam nos capitulos finais de Apocalipse. O
mundo perfeito não é somente um sonho, se converterá em realidade.
Um novo mundo no fim
Não haverá mais lágrimas então, nem dor. Os animais selvagens se ajuntaram ao inves de matar. Uma
vez mais a criação funcionará como Deus sempre quis que funcionasse. A paz reinará não somente entre
Deus e as pessoas, senão tambem entre Ele e toda a criação. O reino saudará a luz. A cidade de Deus
abrirá suas portas de par em par.
Apocalipse conclui em um tom de grande triunfo. Apesar de todas as más noticias preanunciadas no livro,
finalmente surgirão boas noticias, boas novas espetaculares. Para os que creem, Apocalipse se converte
não em um livro de temor se não em um livro de esperança. Deus vencerá. Tudo será feito novo.
A Biblia começou, alem de Genesis, com uma derrota trágica. A humanidade, feita a imagem de Deus, se
rebelou. E agora termina com uma reunião, com as bodas, disse Apocalipse. Apesar de tudo, o final é
feliz.
Reflexão
Pergunta:
DOs perigos potenciais na leitura de Apocalipse são evitar completamente seu leitura ou deixar-se
aprofundar nos detalhes. Qual perigo lhe é mais conhecido? Porque necessitamos a mensagem do Apocalipse
hoje?
Segundo Apocalipse, os sucessos que parecem serem trágicos podem produzir um grande bem. Tem você
experimentado isso em sua propria vida?
Se voce pudesse desenhar um mundo perfeito, como seria?
Gostou do estudo de hoje? Eu também estou amando, aprendendo muito enquanto releio e traduzo o texto do espanhol para o Portugues.
Esse é meu objetivo, te passar os meus estudos e aprendizado para que você tambem possa ser benção onde estiver.
Para continuar esse trabalho missionário e levando a Jesus Cristo como salvador das nações peço sua ajuda e apoio.
Suas orações, mas para orar e alegrar meu coração peço que me avise para te mandar mais informações e detalhes especiais de minha caminhada.
Use o formulário destes sites que informei acima e podendo me envie um apoio financeiro para poder caminhar mais longe na formação de novas igreja e novas comunidades crstãs.
Você e eu receberemos na glória os galardões deste trabalho que necessita ser feito
Mais informações nos sites
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e
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