Programa 64 - Livro de Esdras capitulos 01 a 10 (todo)



Este estudo é traduzido da Biblia em espanhol Biblia devocional de estudo da Liga Biblica Internacional
Da sociedade Biblica das América Latina 
Antiga versão de Casiodoro de Reina e Revisado por Cipriano Valera
Revisão de 1960
O conteúdo em audio pode ser ouvido no aplicativo Igreja Digital
Informações no site www.diariodeummissionario.yolasite.com
Gravação e reflexão do Pastor Missionário Radialista e jornalista José Eduardo Viana
Podendo ser usado o programa gravado livremente desde que mantenha o conteúdo intacto e indique o site acima.
Todos os programas estão no blog
https://navegandopelabiblia.blogspot.com/

O tema principal

Um novo começo
Para os exilados da Babilonia, noticias quase demasiadas boas para serem verdadeiras

Esdras começa com o regresso dos exilados a uma cidade devastada, uma cidade fantasma, incendiada e
saqueada 50 anos antespor um exercito babilonico irrestivel e agora coberta de escombros. Poderia 
Jerusalem voltar a ter um começo?
O salmo 126 capta os sentimentos dos exilados que regresavam: Seremos os que sonham... nossa boca se
enchera de riso e mostras de lingua de louvor. O império Persa havia conquistado a babilonia poderosa
e debaixo das mãos do imperador Ciro, oferecia a todos os judeus uma oportunidade de regressar a sua
terra. É demasiadamente bondade para ser verdade.

Um novo começo com Deus

Um poeta no exilio havia escrito: Se me esquecesse de ti, oh Jerusalem, esqueça-se a minha destra da
sua destreza (Salmos 137:5). Estes exilados que regresavam constituia uma minoria que, decadas mais
tarde, recordavam ainda a sua terra e a seu Deus, Eles entesouraram sua herança espiritual mais que
as casas e os comercios que haviam edificado a Babilonia. Queriam viver e adorar no lugar em que Deus
lhe havia outorgado a seu povo. Esta oportunidade valia qualquer sacrificio. Seu primeiro impulso ao
chegar sido a reconstruir o templo, a casa de Deus.
Os persas tolerantes (cuja politica oficial era alentar a religião local em toda a area que governavam)
haviam feito trazer inclusive os artigos de ouro e prata do templo, cuidadosamente preservados em um
templo da Babilonia, como se houvesse estado esperando o momento asinalado por Deus. Quando os exilados
regresados colocaram os pisos do novo templo, o som de seus gritos (e de choro)podia ser ouvido de 
muito longe (3:13). O templo era, depois de tudo, o lugar em que iam se reunir com Deus. Simbolicamente
um novo começo com Ele.

Os problemas de voltar a começar

Deus havia preparado o caminho, porem os exilados necessitavam determinação para segui-Lo. O livro de
Esdras se divide em tres partes, centrando-se cada uma delas em um obstáculo a superar. A primeira
parte conta como, imediatamente depois do regresso dos exilados, seus vizinhos da zona circunvizinha
se tornaram hostis. Depois de que sua falsa oferta de ajudar fora desprezada, estes vizinhos começaram
uma campanha de oposição. Conseguiram deter todo o progresso adicional na obra do templo. 
O mesmo permaneceu em ruinas durante quase 20 anos mais, até que os profetas Ageu e Zacarias (cujas
mensagens estão registrados nos livros biblicos que levam seus nomes) mobilizaram uma vez mais o 
interesse na construção. Este segundo impulso é descrito nos capitulos 5 e 6. Quando a oposição se
voltou a manifestar, os israelitas se ingressaram para prosseguir com as obras, outra vez com a ajuda
do rei persa.
Outro problema ocupa os quatro ultimos capitulos. A verdade é que Esdras, o nome cujo nome leva este
livro, recem chegou a Jerusalem durante este periodo, uns 80 anos depois da chegada do primeiro grupo.
O templo havia estado em pé durante meio seculo. Porem, o novo começo se encontrava uma vez mais em
perigo. Os israelitas haviam começado a mesclar-se (e a comprometer sua fé) com os povos hostis que 
os rodeavam. A lidrança de Esdras, que provinha de uma profunda fé biblica e de uma pena sincera pelo
pecado, forçou ao povo a buscar uma solução radical e dolorosa.

Esdras desemboca em Jesus

O livro de Esdras introduz um periodo totalmente novo na história de Israel, um periodo em que eles
se transformaram mais em uma igreja que uma nação. Os israelitas de antes do exilio haviam dedicado
grande parte de sua energia a lutar contra exercitos inimigos. Agora se dedicam a lutar contra o
pecado e contra tudo oque pudera compromenter sua vida espiritual.
A maioria que regressou somente podia construir o templo com a permissão de um governo estrangeiro
situado na Persia. Os judeus haviam perdido a independencia politica, no entanto, se firmaram em sua
religião, especialmente nas escrituras do Antigo Testamento e a adoração no templo. Temiam repetir os
erros que haviam os levado ao exilio. É certo, chegaram a construir componentes espirituais. POrem,
quando os profetas de Deus falavam, o povo respondeu.
Ao haver escolhido uma Jerusalem arruinada por sobre a Babilonia prospera, os judeus regresados sua
ajuda em Deus ao invés do governo. Porem, seguiram sonhando, mais do que nunca, com o Messias poderoso
que os profetas haviam anunciado. Este sonho e determinação forte de obedecer a lei de Deus, seguiram
seu curso até ao tempo de Jesus, uns 450 anos depois das ultimas palavras de Esdras.

Como ler Esdras?

Esdras descreve varios sucessos de alta voltagem espiritual. Ainda assim, o mesmo tem a aparencia de
um informe histórico ao citar documentos oficiais, cartas, e listas escritas ao longo de um periodo
de 80 anos. Muitas vezes voce fica tentado a ficar imaginando os sentimentos dos exilados que regresaram.
Por conseguinte, o livro pode parecer confuso e árido, a menos que voce tome o tempo necessário para
imaginar que aspecto haviam tido estas realidades e como se deve haver sentido o povo.
Os tres periodos que Esdras tem o mesmo tema: Um novo começo para o povo de Deus. Em cada situação,
Deus deu uma oportunidade e o mundo exterior a ameaçou. O povo de Deus estava inseguro de sua resposta.
Tome nota, com cuidado, das mensagens, tanto de Deus como do mundo e de como responderam os israelitas.
Examine o modelo que apresenta Esdras como homem imutavel da lei e tambem como homem de profunda fé
pessoal.
Para entender como se calça a Esdras na ampla gama de respostas de ISrael a Deus e ao mundo, leia
alguns fundos históricos. O livro breve de Ageu se centra nos meses cruciais que descreve Esdras 5:
1 a 12 é um livro valioso para acompanhar qualquer estudo de Esdras.

Vamos navegar pelos capitulos...

No capitulo 1 verso 1 ja inicia com um novo tema Profecia Cumprida
A profecia que se cumpriu foi provavelmente a de Jeremias 29:10, a promessa de Deus de trazer a Israel 
de volta a seu país depois de 70 anos. Alem do mais, Isaias 44:28 e 45:1 e 13 haviam nomeado a Ciro
da Persia como a pessoa que se ocuparia de que a reedificação de Jerusalem e ao templo. Isto não indica
que Ciro tenha adorado ao Deus de Israel. Ele tinha uma politica de tolerancia religiosa e contribuiu
a construção de varios templos em diversas nações.

No capitulo 2 verso 1 o tema muda para Um povo preservado
As listas de nomes, seja esta que contem a biblia ou um guia telefonico constitue uma leitura muito
aborrecida. Porem, o modo que estes nomes estão agrupados revelam o cuidado que Deus teve pelo povo
de ISrael. Eles não haviam perdido o sentido de sua identidade israelitas durante as gerações na
Babilonia. Conheciam suas arvores genealogicas e podiam indicar os registros por familias, cidade ou
povos, alem de seus deveres religiosos no templo. Como os utensilios cuidadosamente guardados para o
momento oportuno (1:7), estas pessoas haviam sido preservadas para voltar a servir a Deus. 

No capitulo 2 verso 63 o tema muda para A necessidade de um guia
O URIM e TUMIN eram elementos dos sacerdotes do Antigo Testamento usavam para determinar a vontade de
Deus. As familias cujo registros familiares estavam perdidos (verso 62) não tinham forma de estabelecer-se
como verdadeiras familias sacerdotais até que pudesse usar o URIM e TUMIN.

No capitulo 4 verso 6 o tema muda para Uma olhada para o futuro
A seção que se vê desde o capitulo 4 verso 6 até o capitulo 4 verso 23 fixa uma olhada até o que 
sucederia no futuro. Os israelitas continuariam sentido a oposição de seus vizinhos ainda por muito
tempo depois de haver reconstruido com sucesso o templo. A disputa que aqui se descreve, que tomou
lugar nos reinados de Jerjes e Artajejes não tinham a ver com o templo senão com as muralhas defensiva
a ser edificada ao redor de Jerusalem, uma muralha que Jeremias, com a ajuda de Esdras completaria
anos mais tarde.

No capitulo 6 verso 2 o tema muda para Sons da verdade
Em uma lenda fragmentada não se agregam detalhes divergentes e insignificantes. Todos os detalhes se
calçam perfeitamente. A vida real é mais desordenada. Aqui temos um caso tipico: buscaram um documento
na Babilonia, porem apareceu inesperadamente em Acmeta, onde (diz a história) Ciro passou o verão de
seu primeiro reinado. Tais detalhes surgiram que Esdras se estava baseando em fontes históricas
precisas e detalhadas.

No capitulo 10 verso 1 o tema muda para Uma resposta sem precedentes
A aflição de Esdras pela comprometida situação espiritual de Israel foi similar a de muitos profetas.
Porem, a resposta do povo a Esdras não tinha precedentes. Os profetas anteriores do exilio, tais como
Amós ou Jeremias nunca viram um arrepndimento tão sincero. É evidente que o exilio havia purificado
a Israel.

No capitulo 10 verso 17 o tema muda para Lideres religiosos comprometidos
O problema que Esdras havia pensado resolver um dia (verso 13) levou na realidade dois meses para ser
resolvidos. Os matrimonios mistos devem haver sido mais comuns do que havia pensado. A lista dos 
implicados demonstra que os sacerdotes e levitas, que eram os lideres religiosos, tinham uma porcentagem
mais alta de matrimonios mistos que o resto da população.

Vamos nos aprofundar...

O tema agora é 

Esdras, um homem com o coração na mão
Aplicou a lei de Deus em sua propria vida antes de pregar aos demais

Esdras sabia como fazer as coisas bem. Teve o conhecimento politico necessário para obter apoio do
rei da Persia para sua viagem de regresso a Jerusalem, a capacidade vendedora para convencer aos
lideres das familias judaicas para que fossem com ele e a capacidade organizadora necessária para 
montar essa expedição tão necessária e perigosa.
Ao mesmo tempo, Esdras era um sacerdote que dependia totalmente de Deus. Programava dias de jejum e
oração. Conhecia a lei do Antigo Testamento e vivia de acordo com a mesma. Porem, a usava como caminho
para estabelecer uma profunda relação com Deus. Quando estudava as escrituras, as aplicava para si
mesmo antes de apica-la aos demais.

Uma forte reação negativa

O grupo de Esdras chegou em Jerusalem depois de 30 anos de ter chegado os primeiros exilados. No entanto,
antes que se cumprisse quatro meses, os lideres judeus buscavam um conselho deste recem chagado, ainda
em assuntos mais sensiveis.
Eles contaram a Esdras que os judeus que estavam casando com seus vizinhos idolatras. Ao receber esta
noticia, Esdras perdeu toda a compostura, rasgou suas vestes e sentou angustiado (9:3). Sua oração de
arrependimento, cheia de pesar, inspirou uma grande multidão a unir-se a este choro amargo. Nesse
momento e nesse mesmo lugar, eles decidiram romper seus matrimonios mistos. As mulheres e crianças
seriam despachados. Esdras, homem pratico ainda em situação tão emotiva, colocou a maquinaria em 
funcionamento e viu oque havia sido prometido se havia cumprido.
Porque reagiu Esdras de forma tão negativa a estes matrimonios?  Como pode permitir que os filhos
fossem distanciados de seus pais e que os não judeus se dividissem?  Alguns encontram aqui provas
ele teria uma orientação racista, centrada na esclusão de não judeus de Israel.
Porem, a pureza racial não era a preocupação central de Esdras. Os não judeus como Raabe e Rute, que
se haviam se convertido ao judaismo, haviam sidos aceitos em Israel desde os tempos remotos. Esdras
6:21 dá a entender que os estrangeiros que buscavam ao Senhor tambem eram bem vindos. A preocupação
de Esdras era de que o casamento representava uma fé comprometida que ameaçava a existencia futura
de Israel.

Desperdiçando a ultima oportunidade

Naquele tempo, um matrimonio era muito mais que um assunto pessoal. Criava uma aliança politica e
religiosa entre as familias. Estes matrimonios mistos vinculavam aos israelitas com outras religiões,
já que os vizinhos de Israel adoravam a idolos, algo que Deus odiava. Esdras sabia que seu Deus deve
ocupar o unico lugar no coração do povo. Deve ser o povo especial com um sentido de seu destino
peculiar. A lei lhes dizia que não deviam casar-se com estrangeiros (Exodo 34:15 e 16, Deuteronomio
7:3 a 6). (Em uma situação relacionada como esta que Paulo instrui aos cristãos que não devem se unir
em um julgo desigual com os incredutlos - 1 Corintos 6:14, que ainda diz aos cristãos que já estavam
casados com não cristãos que não se divorciassem - 1 Corintos 7:12 a 16).
A oração de Esdras demonstra que as pequisas tecnicas das leis estavam longe de suas mentes.Sua preocupação
tinha a ver com  o coração. Ele via que o povo estava caindo no mesmo padrão de comprometer seus 
principios que havia levado Deus a entregar-lhes nas mãos dos Babilonicos anos antes. É que não haviam
aprendido nada em seu longo exilio? Estavam desperdiçando a ultima e notavel oportunidade que Deus
lhe dava de voltar a começar.


Reflexão

Perguntas

Esdras viu que o matrimonio misto era um compromisso de fé do povo. Entre as pessoas de hoje em
compromissos diferentes, porem, que tinham  mesmo impacto em sua fé?


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