Programa 70 - Livro de Salmos capitulos 46 a 77




Este estudo é traduzido da Biblia em espanhol Biblia devocional de estudo da Liga Biblica Internacional
Da sociedade Biblica das América Latina 
Antiga versão de Casiodoro de Reina e Revisado por Cipriano Valera
Revisão de 1960
O conteúdo em audio pode ser ouvido no aplicativo Igreja Digital
Informações no site www.diariodeummissionario.yolasite.com
Gravação e reflexão do Pastor Missionário Radialista e jornalista José Eduardo Viana
Podendo ser usado o programa gravado livremente desde que mantenha o conteúdo intacto e indique o site acima.
Todos os programas estão no blog
https://navegandopelabiblia.blogspot.com/

O tema principal

Um casamento digno de um rei
POrque tem que aparecer este poema em um livro de orações?

No meio de um livro de orações sinceras, aparece inesperadamente um poema nupcial. Teria que estar 
ali este salmo 45?  Sua boa palavra (verso 1) não é sobre a bondade de Deus, senão sobre a magestade do
rei que se prepara para receber a sua futura esposa. No tanto que a maioria dos salmos expressam um
sentido intimo tal de relação com Deus que poderia ter sido escrito ontem, nos tronos, cetros e mantos
reais que nos fazem pensar em um mundo antigo.
Para entende o porque se incluiu este salmo, necessitamos saber, em primeiro lugar, que o rei dos
tempos biblicos eram algo mais que um simbolo. Era o presidente, o comandante das forças armadas e o
principal juiz da suprema corte, todos em um só. Um rei covarde ou injusto não poderia custar a vida
de seu povo. Um reu habil e de sucesso, por outra parte, poderia assegurar prosperidade. POr conseguinte, 
quando os israelitas lhe asseguravam o bem ao seu rei, o estavam desejando tambem a si mesmos. Ver 
ao rei vestido com toda sua pompa era o mesmo que ver o mesmo ao seu povo. E quando seu rei casava
feliz e frutifero, lhes assegurava uma liderança estavel para todos os anos do porvir. O bem estar 
do rei representava o bem estar do povo de Deus.

A promessa feita a Davi

Davi era o primeiro rei bom que Israel tinha conhecido. Deus lhe havia dito que sua casa e seu trono
seriam firmados para sempre (2 Samuel 7: 16). Isto significava que Israel tambem perduraria. Quando
o povo de Davi combinada com esta promessa juntamente com todos os outros beneficios que Deus havia
prometido a Abrahão e a Moises, eles podiam antecipar um grande futuro para sua pequena e pobre 
nação, fastigada pela guerra.
No entanto, os descendentes de Davi defraudaram essas promessas. Israel seguiu sendo uma nação pequena
e abençoada. Pouco a pouco, os israelitas começaram a esperar outro rei, que viveria segundo as expectativas
dos louvores e promessas da biblia. O chamaram de O UNGIDO (já que os reis e sacerdotes assumiam seus
cargos mediante a uma unção oficial com azeite, algo similar como o juramento oficial de nossa epoca).
Quando eles liam os salmos que mencionavam a tal rei, pensavam nesse rei que viria.
A medida que os anos passavam e que os reis de Israel fracassavam miseravelmente, a ansia de Israel
se foi acentuando cada vez mais. As pessoas esperavam a consolidação de Israel (Lucas 2:25). Em
hebraico, as palavras UNGIDO era Messias e em Grego Cristo. Somente quando o UNGIDO chegou, na pessoa
de JEsus, começou a ter sentido a linguagem estravagante do Salmo 45: 6 e 7(Junto com as não usuais
descrições dos Salmos 2 e 110). Estes versos foram citados em Hebreus 1:8 e 9 para demonstrar que o
Rei que os judeus haviam esperado durante tantos anos não poderia ter sido um homem comum. O rei
resultou ser Deus, tal qual o havia sugerido no verso 6. O poema que parecia ter se referido somente
ao casamento de um rei, resultou, ao final, sobre o casamento de Deus com a humanidade.

Vamos navegar pelos capitulos...

No capitulo 47 verso 9 o tema muda para Quem formam o povo de Deus?
Se bem que os israelitas são considerados com frequencia o povo exclusivo de Deus, os salmos tem 
frequentes referencias a um certo dia em que os povos, ou seja, todos os grupos etnicos, louvaram
com regogijo a Deus. Neste salmo, eles não somente se unem ao louvor, senão que o fazem como o povo
de Deus de Abrahão, em outras palavras, como participantes do pacto de Deus com os judeus.

No capitulo 49 verso 15 o tema muda para O dinheiro não pode comprar a vida
Como se encontrar com um sentido a um mundo no qual os maus enriquecem e até chegam a oprimir os 
bons? Este salmo considera este problema e encontra a resposta do outro lado da morte. O dinheiro 
pode fazer muitas coisas, porem, não pode realmente comprar um seguro contra a morte. Nenhum deles
poderá de maneira alguma redimir a seu irmão... nem dar a Deus um resgate... para que viva adiante
e para sempre (verso 7 e 9). Porem, Deus redimirá minha vida do poder do Seol, diz o verso 15, porque
Ele me tomara consigo.

No capitulo 50 verso 9 o tema muda para Deus necessita de nossos dons?
As pessoas tratam de negociar a vezes com Deus, pensando que suas boas obras conseguiram que Deus 
faça oque eles querem. As pessoas do Antigo Testamento as vezes viam seus sacrificios debaixo deste
pensamento: não como um ato de compromisso e comunhão com Deus, senão como uma forma de manipular a
Deus para que estampe seu selo de aprovação sobre seus planos. Estas magestuosas palavras de Deus
desdenham esta opinião. Sua riqueza supera tudo oque eles podem imaginar, Ele não necessita de suas
ofertas. O que lhe importa são as atitudes que eles tem com Ele.

No capitulo 62 verso 7 o tema muda para O esconderijo
Durante os anos em que Davi estava como fora da lei por decreto do Rei Saul, seus esconderijos 
incluiam um penhasco no deserto(1 Samuel 23: 25 a 28) como tambem um lugar forte (2 Samuel 22:4).
Como guerreiro exerimentado que era, Davi conhecia o valor de tais defesas. Reconhecia, no entanto,
que devia sua segurança a Deus, sua verdadeira rocha forte e seu refugio.

No capitulo 68 verso 24 o tema muda para Como adoravam a Deus
Muito dos salmos eram cantados no templo como parte do culto a Deus. Porem, é dificil saber como 
adoravam a Deus. Este salmo aponta pistas claras sobre como se usava, em uma procissão que marchava
até ao templo. Quisera haja sido cantado pela primeira vez quando Davi trouxe a arca, sinal da presença
de Deus, a Jerusalem (2 Samuel 6  e 1 Cronicas 15 e 16) Ou pode haver sido usado em uma das festas
anuais que convocavam aos israelitas a Jerusalem de todas as partes.

No capitulo 69 verso 9 o tema muda para Antecipando a Jesus
O salmo 69 é citado com frequencia no Novo Testamento como a profecia sobre Jesus. Na frase ME CONSUMIU
O ZELO DE SUA CASA é citado em João 2:17, quando Jesus expulsou aos cambistas; em Romanos 15:3 cita
a segunda parte deste verso ao refereir-se a sacrificada atitude de Jesus.
Porque viam os escritores do Novo Testamento a Jesus neste salmo? Em primeiro lugar, porque lhe era
atribuido a Davi, o grande Rei. No entanto, nada da grandeza e megestade de Davi aparecem aqui. Ao
contrário, este salmo é um grito de sofrimento lançado por um homem justo, distanciado ainda de sua
familia por seu zelo ao Senhor. Isto é estranho, o meior heroi de ISrael é apresentado como uma vitima
importante a causa de sua fé em Deus. Porem Jesus cumpriu os requisitos deste modelo completamente.
Porem não seguiu todas as propostas do salmo. Ao inves das maldições que este salmo dirige contra os
inimigos, Jesus orou a Deus pedindo que perdoasse a homens que o maltratavam.

No capitulo 71 verso 18 o tema muda para Uma perspectiva desde a velhice
As pessoas mais velhas tem um privilegio peculiar; a oportunidade de ver a fidelidade de Deus ao longo
de sua vida. Seus problemas não diminuem a medida que passa os anos (veja verso 9 a 11), porem, suas
experiencias podem fortalecer a confiança de que Deus os livrará, tal como sempre tem feito (versos
20 e 21).

No capitulo 72 verso 20 o tema muda para Os cinco livros
Salmos provavelmente foi compaginado como livro a partir de cinco seções separadas. A estas encontramos
em nossas biblias como Livro 1, Livro 2, etc. Cada livro conclui com uma frase de louvor. O conteudo,
as vezes, se repete: O salmo 14 do livro 1 aparece mais tarde como salmo 53 do livro 2. Partes do
salmo 40 (livro 1)se converte no salmo 70 (livro 2) e partes dos salmos 57 e 60 formam o salmo 108
(livro 4). Outras diferenças menos notaveis aparecem entre os diversos livros. Porem, quisera a prova
mais eloquente de que todos estes salmos não estavam juntos originalmente se encontra no fim do salmo
72, Aqui termina as orações de Davi, filho de Isai. Dado que mais tarde aparecem outros salmos de 
Davi no livro de Salmos, parece provavel que o verso 20 do salmo 72 dava fim a um dos livros de
canticos. Mais tarde, esta coleção foi incorporada ao livro de Salmos.

No capitulo 73 verso 4 o tema muda para A recompensa de má conduta
Algumas pessoas se turbam ao ver que os maus vivem sem nenhuma preocupação. O faz a voce sempre 
infeliz na má vida? Não ao curto prazo, segundo esta descrição. E mais, a vida dos maus parecem as
vezes parece endiabrada. Somente a luz da eternidade é a vida piedosa sempre mais gratificante.

No capitulo 77 verso 3 o tema muda para COmo passar uma noite com velas
A insonia aflige a milhares de pessoas, e este salmo demonstra que não é nada novo. A ansiedade
atormentava ao salmista e o mantinha deserto nas noites. Oque podia fazer? Deliberadamente se voltou
sua mente ao passado, para recordar o que Deus havia feito por ele e por seu povo.

Vamos nos aprofundar...

O tema agora é...
Davi enganado em um momento justo
Israel tinha uma estranha maneira de recordar a seus herois

Davi se colocou em um lugar no coração dos israelitas, assim como Benito Cáceres conseguiu fazer na
dos mexicanos. Ambos os homens guiaram a suas nações através de horas escuras com valor, sabedoria e
confiança na meta a conseguir.
Porem há diferenças essenciais na forma que eles são recordados. A biblia não oculta as faltas e
pecados de seus lideres. As nações tendem a ocultar as falhas de seus heróis, e em alguns casos até 
chegam a inventar histórias sobre sua honradez impecavel.
Não teve intento algum de ocultamento no caso de Davi. Precisamente o contrário é certo; o salmo 51
publica a angustiosa reação de Davi ao ser enganado pelo pecado. Os sucessos que estão destras do
salmo se encontram relatados em 2 Samuel 11 e 12, uma sordida historia de adulterio, intriga e 
assassinato. Davi, o maior rei da historia de Israel, atuou como o pior dos piores.
Aparentemente, a Davi não se incomodou do seu crime até que o profeta Natan o acusou cara a cara.
Então, em lagrimas, Davi confessou, e um dos resultados é este poema. Ficou registrado (junto com os
feitos de Davi) nas sagradas escrituras. É muito possivel que haja sido usado os cultos dos templos
como guia da confissão de outras pessoas.

O grande legado deixado por Davi

Todas as nações tem seus heróis. Talvez ISrael tenha sido a unica em forjar literatura heroica sobre
as faltas de seus heróis. Ao confessar abertamente seu pecado, Davi foi deveras unico entre todo os
lideres de seu tempo.  Ele sabia qual era sua posição diante de Deus, e esta humanidade fez dele um
exemplo para seu povo.
Ao final das contas, ISrael recordou a Davi mais por sua devoção que seus sucessos militares. Nos
seculos seguintes, Israel buscaria um filho de Davi que viria a salva-lo. Queriam um lider verdadeiramente
forte, alguem que fosse o suficientemente humilde como para reconhecer que é Deus quem deve guiar aos
lideres.


Reflexão

Perguntas

Quando voce erra, qual é sua resposta? oculta sua queda ou pubica sua confissão?



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