Programa 72 - Livro de Salmos capitulos 115 a 150 (FIM)




Este estudo é traduzido da Biblia em espanhol Biblia devocional de estudo da Liga Biblica Internacional
Da sociedade Biblica das América Latina 
Antiga versão de Casiodoro de Reina e Revisado por Cipriano Valera
Revisão de 1960
O conteúdo em audio pode ser ouvido no aplicativo Igreja Digital
Informações no site www.diariodeummissionario.yolasite.com
Gravação e reflexão do Pastor Missionário Radialista e jornalista José Eduardo Viana
Podendo ser usado o programa gravado livremente desde que mantenha o conteúdo intacto e indique o site acima.
Todos os programas estão no blog
https://navegandopelabiblia.blogspot.com/

O tema principal

Um personagem misterioso
Ele apareceu como do nada, para negociar com respeito

A biblia tem um personagem quase fantasmagorico que é mencionado somente tres vezes, porem tem grande 
importancia. Melquisedeque aparece quase como do nada em Genesis 14: 18 a 20, é aquele sacerdote a
quem Abrahão mesmo honra. Melquisedeque nunca reapareceu. Porem no salmo 110 é mencionado ao referir-se
ao Messias, o rei conquistador a quem os israelitas aguardavam. E no Novo Testamento, no livro de
Hebreus lhe dedica mais de um capitulo ao significado de Melquisedeque. A que se deve isto? A 
resposta tem a ver com o anelo de Israel por um grande lider.
Israel tinha tres classes importantes de lideres: Profetas, Sacerdotes e Reis. Os profetas diziam a
verdade, revelando a justiça de Deus. Os reis tinham o poder de colocar a justiça moral e legal em
funcionamento por ser cabeça do governo. Os Sacerdotes tinham que ocupar-se de que Deus se encontrasse
com seu povo no culto: representavam a Deus diante do povo, e do povo diante de Deus. Segundo a 
constituição insraelita, outorgada por Deus, os reis e sacerdotes sempre procediam de tribos distintas:
o sacerdote da familia de Levi e o rei da familia de Judá. Em geral, um rei não poderia ser sacerdote.

Uma liderança total

O Messias, no entanto, tinha que ser um lider em sua totalidade: um rei perfeito que governa com
justiça, um profeta perfeito que revela a verdade de Deus e um sacerdote perfeito que reune a Deus
com seu povo. Porem, como poderia este lider serem as tres coisas ao mesmo tempo, se os sacerdotes
e os reis tinham procedencia de diferentes familias? Não violaria isso a lei de Deus?
NO salmo 110 sugere uma resposta (que em Hebreus 7 amplia). O exemplo de Melquisedeque demonstra que
não é absolutamente necessario que o sacerdote provenha sempre de uma familia adequada. Melquisedeque
não era nem sequer israelita, e muito menos da tribo de Levi. Ele nada sabia do templo ou da lei do
Antigo Testamento, posto que ambas as realidades são posteriores a sua época. No entanto, seu poder
espiritual impressionou a Abrahão. Melquisedeque exibiu o tipo de liderança que Cristo trairia. Ele
foi de uma vez sacerdote e rei.
O breve louvor do salmo 110 aponta uma das brechas que vincula o Antigo Testamento com o Novo.Sugere
que o Messias seria maior que Davi, e descendente de Davi. E ao buscar as raizes do Messias em 
Melquisedeque, estabeleceu sua credibilidade como sacerdote rei.

Vamos navegar pelos capitulos...

No capitulo 119 verso 55 o tema muda para Recostando na cama
Os salmos englobam todos os aspectos da vida, ainda os pensamentos que vem quando voce esta deitado
em sua cama a noite. É facil deixar-se pensar pelos maus julgamentos que outras pessoas nos tenha
feito. Porem, voce pode tambem voltar seus pensamentos para Deus e acalmar as suas ansiedades, 
fortalecendo desta forma o proprio compromisso. Outros salmos que se referem a tais pensamentos, 
noturnos, bons e maus estão em 4:4, 6:6, 16:7, 17:3, 63:6, 77:2, 102:7 e 119:62 e 148.

No capitulo 124 verso 7 o tema muda para Mais e mais enrolado
Algumas dificuldades são como um poço, voce cai nelas e logo sai. Porem, há outros problemas que são
como areia movediça, quanto mais voce tenta sair, tanto mais se afunda. Ao dar prosseguimento no
erro pode colocar voce em outros tipos de erros que se esparrama. E se voce não trata de conter os
danos, somente piora a situação.
Essas são exatamente as imagens do laço do caçador. A ave que ficou enrolada pelo pescoço com o laço
piora sua situação com cada movivento para sair deste laço. A ave não podia soltar-se por seu proprio
esforço. POrem, desta vez, disse Davi, o laço se rompeu milagrosamente, a ave voou em liberdade mais
uma vez. Quando voce escapa deste modo, somente há uma pessoa a qual dar graças: o Senhor.

No capitulo 129 verso 3 o tema muda para As palavras justas
Voce não pode melhorar as imagens vividas que se usam nas poesias do mais alto nivel. Se alguem pergunta
De que se trata, o unico que voce pode fazer é citar o poema. Os salmos estão cheios deste tipo de
linguagem de inovações. A frase : Sobre minha costas araram os agricultores, que fizeram longos 
buracos, faz com que voce aperte os dentes debaixo do sentido da opressão. Serão como as ervas dos
telhados, que se seca antes que cresça (verso 6) é uma expressão que transmite a melhor ideia que
qualquer outra frase alternativa, por exemplo: Seu sucesso não levará a nada.

No capitulo 131 verso 2 o tema muda para Uma criança com sua mãe
Quão confiante é um bebe? Não muito, diriam alguns já que os bebes choram fortemente quando nem bem
senter uma pontada de fome. É o bebe desmamado, um pouco maior, que tem aprendido a confiar em sua
mãe, a inquietar-se menos e a pedir tranquilamente a comida ao inves de chorar. A profunda simplicidade
desta paciencia é o modelo de Davi de modo que ele , e todo Israel, deveriam esperar ao Senhor. O
Apostolo Paulo comenta, de modo similar: Sei viver humildemente, sei ter abundancia, em tudo e por
tudo tenho aprendido , assim como estar saciado como para ter fome, assim como para ter abundancia
como para ter necessidade. Tudo posso nAquele que me fortalece (Filipenses 4: 12 e 13).

No capitulo 147 verso 11 o tema muda para O grande cuidado de Deus
O Senhor é um Deus poderoso, tal como demonstra este salmo. POrem, o poder não se deleita (verso 10).
O que lhe interessa mais que nada é estar em uma relação estreita com um povo que responda a Seu amor.

Vamos nos aprofundar...

O tema agora é

Um poema de amor pela lei de Deus
Como pode as escrituras inspirar um poema tal

O salmo 119 é um poema especial. Este poema tem uma redação muito sistematica: a do acrostico, em que
cada linha de cada verso começa começa com uma letra do alfabeto hebraico. A no primeiro verso, B no
segundo, e assim por diante com cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico. É o tema, não obstante,
que causa a maior surpresa. O salmo 119 é um longo e apaixonado poema de amor pela lei de Deus.
Como voce compararia com a lei de Deus? A maioria das pessoas admite que as regras são necessarias
e as aprecia regaladamente. Porem, ninguem escreve poemas de amor para as leis.
As palavras que traduzem leis não significa meramente regras. Expressa a totalidade das instruções
escritas dadas por Deus. O poema vê a vida cheia de incertezas, de inimigos, de dores. Porem Deus
tem dado um guia confiavel segundo o qual viver, algo assim como o pavimento que voce poderia encontrar
por debaixo depois de se ter metido no barro. Obedecer a lei, não é para o salmista, uma escravidão,
é mais que uma liberdade.

Por um fio da morte

O salmo 119 não foi escrito em uma torre de marfim. Aparentemente, o salmista havia estado a ponto de
morrer (verso 87), e ainda quando escrevia, os impios o estão aguardando para destrui-lo (verso 95).
Pore m, nesta situação perigosa, ele tem aprendido a fixar-se na sabedoria de Deus. A lição é tão
valiosa que ele até agradece pelos sofrimentos: Bom me tem sido humilhado, para que aprenda Seus
estatutos (verso 71).
O salmista não ve a lei de Deus como um codigo duro e de pavor. E ele ouve a voz de Deus que lhe ama.
De Tua misericordia, oh Jeová, esta cheia a terra, ensina-me teus estatutos (verso 64). Teus testemunhos...
é o gozo de meu coração (verso 111).
As leis de Deus canalizam o amor de Deus ao coração do poeta. Elas lhe protegem de fazer o mal, lhe
dão sabedoria para entender a situação. Faz que a nova vida flua até Ele. Com razão ele escreve com
tanto agradecimento! Na palavra de Deus ele encontra mais que direção. Encontra a Deus mesmo.

Continuando a nos aprofundar o tema muda para...

Oque das maldições?
Emoções amargas expressadas com dor

Os assim chamados salmos impressionistas resultam em serem muito chocantes. O salmo 137 é o exemplo
mais famoso. Em um lamento admiravel desde o exilio, o poeta vai escalando a temperatura emocional
até chegar a desejar que Deus declare bem aventurado a qualquer que mate a uma criança babilonica. 
Para muitas pessoas, este desejo parece demasiado amargo como para ter lugar na biblia. Por acaso
não se supõe que os cristãos devem amar seus inimigos e orar pelos que os perseguem?(Matheus 5:44).
Ainda no Antigo Testamento não se devia tratar os inimigos sem piedade (Exodo 23:4). COmo ingressa
este estalido de ira na palavra de Deus?

Um clamor pedindo justiça

Para encontrar uma resposta devemos ir ao tribunal, é nele que mais e mais juizes permitem que as
vitimas de um crime deem seu testemunho  previo da sentença. Uma mãe que tem perdido seu filho nas
mãos de um assassino pode manifestar emoções selvagens e vingativas ao se colocar de pé para reclamar
a sentença de morte. Ainda assim, é necessario que a corte a escute. Somente ela sabe cabalmente oque
tem perdido. Somente ela sente todo o ultraje do crime.
Os salmos impressionistas dão vozes a tais testemunhos das vitimas diante de Deus. Sempre presupõe
que o castigo que pedem é merecedor. Por exemplo, o salmo 109 pede a maldição de Deus sobre um homem
que perseguiu ao homem afligido e desafortunado, ao quebrantado de coração para dar-lhe a morte.
Amou a maldição e esta a sobreveio (109: 16 e 17).
O salmo 137 foi escrito em um marco de uma angustia similar. Como nação, Babilonia havia se caracterizado
por assassinar saguineamente e merecia o castigo adequado. A biblia disse que Deus ouve o clamor dos
inocentes. Promete castigar a quem os tem ferido. 
Ainda tendo em conta todo o ensinamento sobre perdoar aos inimigos, Jesus não mudou esta ideia de 
justiça. Ensinou que a justiça é executada por Deus depois da morte (veja por exemplo Matheus 25:
31 a 46). Porem, os israelitas do Antigo Testamento somente tinham ideias muito vagas da vida depois
da morte. Para eles, a justiça tinha que ser executada nesta vida, diante de seus proprios olhos. A
reclamação atraves dos salmos impressionistas, e é por isso que os encontramos no livro de Salmos.

Misericordia para os inimigos

Porem, então que acontece com a misericordia? Não é nossa obrigação perdoar e amar a nossos inimigos?
Como compartilhamos os salmos impressionistas com isso?
Há tres coisas que precisamos dizer. Em primeiro lugar, ainda que se detecte nenhuma misericordia
neste tipo de salmos, isso não quer dizer que as pessoas que o escreveram carecem totalmente de
misericordia. Davi, a quem se atribui alguns dos mais fortes salmos pedindo maldição sobre seus
inimigos, demonstrou uma misericordia estraordinaria sobre Saul, seu inimigo vingativo. Os salmos
impressionantes são crises de uma dor sem limites. Refletem honradamente o sentir das pessoas. A vida
dos escritores, as vezes equilibram estes gritos de dor com sua propria compaixão pessoal.
Em segundo lugar, os salmistas escreveram antes de que Jesus oferecesse o perdão a todos ao morrer,
como filho de Deus, no lugar do povo. Ainda hoje em dia muitas pessoas encontram difculdade em aceitar
os ensinamentos de Jesus sobre o perdão aos inimigos, porque significa perdoar a violadores, abusadores
de crianças e assassinos em massa. Somente podemos perdoa-los porque Jesus pagou o preço por seus
crimes. Os salmistas viveram antes de dito pagamento.
Em terceiro lugar, os salmos pedindo maldição e castigo prepararam o caminho do perdão. Voce somente
pode ser verdadeiramente misericordioso se começa com a apreciação cabal da culpa. O juiz que 
descuidadosamente a um criminoso por uma falha tecnica no processo não esta mostrando misericordia.
Quisera esteja somente mostrando falta de solidariedade com a vitima do crime. A verdadeira misericordia
toma lugar quando as mesmas vitimas mudam de atitude e perdoam aos que os tem feito o dano, colocando-as 
em liberdade.

Jesus, a vitima

Os salmos que pedem vingança expressam a repugnancia da violencia e da injustiça. Aquele que não
entende a profundidade disso, não pode entender o perdão de Deus oferecido liberalmente a qualquer
um que peça misericordia. Deus não está simplesmente permitindo que as pessoas fiquem livres 
impunamente por detalhes tecnicos. Ele ouve o clamor das vitimas, e alem do mais, os compartilha.
Em Jesus, Deus foi a vitima, golpeada, amaldiçoada e executada.
Deve notar que o Novo Testamento cita dois desses salmos impressionantes, o faz ao referir-se a 
traição perpetrada por Judas contra Jesus. Estes salmos falam da amarga injustiça e Jesus sofreu a
injustiça maior. Porem, as ultimas palavras vem dos labios de JEsus mesmo: Pai, perdoa-lhes, porque
não sabem o que fazem.
Se seguirmos o exemplo de Jesus, não nos animaremos a usar estes clamores de vingança quando pensamos
em nossos inimigos. Estes salmos não estão ali para que nos apropiemos deles, como acontece com os
outros. No entanto, estes salmos maldizentes nos recordam dos pesares amargos que muitas pessoas
sofrem, e a leitura dos mesmos deve movernos a lutar a favor da justiça. Alem do mais, nos fazem
recordar que devemos perdoar . É com Deus, ao escutar esses gritos das vitimas, e por trazer o
sofrimento de como elas sofreram, perdoarem. Também nós podemos faze-lo.

Alguns salmos notaveis

Um pedido de ajuda nas dificuldades 5, 17, 25, 31 e 61
Uma oração ao ponto do desespero: 39, 42, 43, 55, 73, 77, 86, 88, 102 e 130
Uma oração pedindo perdão e ajuda: 6, 32, 28, 51 e 143
Repouso ao confiar na bondade de Deus 4, 11, 23, 27, 63, 67,91, 115, 121, 135 e 139
O clamor da angustia de Israel diante da ira de Deus: 44, 74, 80 e 85
Louvores com exclamações e cantincos: 33, 47, 66, 81, 95, 96, 98, 149 e 150
Louvores pelas bençãos pessoais recebidas de Deus: 18, 30, 34, 40, 92, 103, 107,113, 116, 118 e 146
Louvor pelas bençaõs de Deus a Israel: 77, 68, 100, 108, 125, 136 e 129
Louvor pela assombrosa majestade de Deus: 8, 24, 29, 46, 50, 90, 93, 114 e 145.
Louvor pela lei de Deus: 19 e 119
Canticos de guerra e reinvindicações: 35, 58, 76, 79, 83, 109 e 137
A história da relação de Deus com o povo de ISrael: 78, 105 e 106
A natureza: 19, 65, 104, 147 e 148
O Messias: 2, 16, 22, 45, 69, 89, 110 e 132
Jerusalem e o templo: 48, 84, 87 e 122
O fim dos malvados e dos justos: 1, 15, 37 e 49


Reflexão

Perguntas

Quais são os canais adequados dos quais voce espera que venha a liderança espiritual? Deus lhe tem
guiado alguma vez por meio de alguem que estivera fora destes ditos canais?

Voce se sente como o salmista, que a vida se tem convertido em algo aterrorizante fora do controle?
COmo pode a lei de Deus ajuda-lo a recuperar a confiança?

Qual foi a pior injustiça que aconteceu com voce a experimentar? Foi possivel perdoar?

Gostou do estudo de hoje? Eu também estou amando, aprendendo muito enquanto releio e traduzo o texto do espanhol para o Portugues.
Esse é meu objetivo, te passar os meus estudos e aprendizado para que você tambem possa ser benção onde estiver.
Para continuar esse trabalho missionário e levando a Jesus Cristo como salvador das nações peço sua ajuda e apoio.
Suas orações, mas para orar e alegrar meu coração peço que me avise para te mandar mais informações e detalhes especiais de minha caminhada.
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Você e eu receberemos na glória os galardões deste trabalho que necessita ser feito
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