Programa 78 - Livro de Isaias dos capitulos 41 a 66 (final)



Este estudo é traduzido da Biblia em espanhol Biblia devocional de estudo da Liga Biblica Internacional
Da sociedade Biblica das América Latina 
Antiga versão de Casiodoro de Reina e Revisado por Cipriano Valera
Revisão de 1960
O conteúdo em audio pode ser ouvido no aplicativo Igreja Digital
Informações no site www.diariodeummissionario.yolasite.com
Gravação e reflexão do Pastor Missionário Radialista e jornalista José Eduardo Viana
Podendo ser usado o programa gravado livremente desde que mantenha o conteúdo intacto e indique o site acima.
Todos os programas estão no blog
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O tema principal

Uma nova canção
Uma mudança de tom dramático: consolo e esperança para os piores tempos

Voce pode sentir amudança nas primeiras palavras do capitulo 40: Consolai-os, consolai-os, povo meu,
disse vosso Deus. Falara ao coração de Jerusalem, decide as vezes que seu tempo já é cumprido. Palavras
suaves, afirmativas, refazem agora as duras advertencias dos capitulos anteriores de Isaias.
Durante grande parte da vida de Isaias. Juda viveu confiante e forte. Porem, as profecias que começaram
com o capitulo 40 se projetam mas adiante, fazendo um cenario totalmente diferente. O pais de Judá
tem sido devastado e os judeus tem sido levados cativos, Jerusalem está em ruinas. Uns 200 anos
separam oque se descreve na primeira parte de Isaias da segunda parte. (Muitos estudiosos acreditam
que estas profecias foram feitas por outro profeta).

Oque se passou em seu interim

Para entender o resto do livro de Isaias, voce necessita entender oque aconteceu nesses 200 anos.
A confiante nação que Isaias conheceu alguma vez seguiu deslizando costa abaixo. Ao mesmo tempo um
novo imperio, Babilonia, se fez forte. Este novo inimigo invadiu Judá.
Os exercitos da Babilonia conseguiu algo que nenhum exercito havia conseguido desde o tempo de Davi,
conquistaram a Jerusalem. Os instrumentos de assedio romperam as muralhas. O rei de Judá, depois de
ser cegado, foi tirado de Jerusalem. Detras da destruição de seus lugares, a maioria dos habitantes
da cidade seguiu a seu rei encarcerado. Assim começou o escuro periodo de cativos na Babilonia.
Os profetas deste periodo e os que haviam profetizado de antemão sobre as catastrofes iminentes,
enfrentavam perguntas enormes. Tinha abandonado Deus o trono eterno de Davi? Como pode Ele observar 
em silencio enquanto sua propria nação, seu proprio templo, era feito em pedaços pelos exercitos
pagãos? 

Tres grandes esperanças

Refetindo as mudanças de cinrcunstancias, Isaias dos capitulos 40 a 66 passa a um trono novo. Desapareceram
as predições escuras de juizo para os judeus. Em seu lugar se abre a passagem a uma magestosa mensagem
de esperança e gozo, e interrrompe uma nova luz, começando com as primeiras palavras de consolo. O
profeta se propõe restabelecer a fé em Deus.
Oque passou com Judá, ensina Isaias, não foi a derrota de Deus. Deus tinha em mente algo novo, um
plano muito maior do que se havia visto desde então. 
Isaias expressa esse plano em uma série de razões maravilhosas para ter esperança. Primeiramente,
disse ele, vira a liberação do cativeiro em Babilonia. Uma nova estrela, um governante chamado Ciro,
aparecerá no oriente e colocará os judeus em liberdade. Lhes permitirá regressar a Jerusalem para
começar a longa tarefa de reedificar uma cidade e nação. Os capitulos 40 a 48 exlicam as confiantes
predições de Deus sobre Ciro e do alivio que lhes daria aos cativos judeus.
Tal como fora anunciado, um soberano tal subiu ao trono na antiga Pérsia (oque hoje em dia é Iran).
Ciro aplacou o exercito da Babilonia em uma batalha decisiva. Tal como nos conta Esdras 1:1 a 4,
ele lhes concedeu aos judeus a permisão para regressar a sua cidade e reedifica-la.
Com palavras que tem chegado a serem muito conhecidas, o livro de Isaias fala de esperança adicionais
para o futuro. Uma figura misteriosa chamada O SERVO aparece no capitulo 49. Este servo, mediante
seu sofrimento, brindaria uma maneira de resgatar ao mundo inteiro.  Finalmente o profeta se projeta
para um lempo distante, em que trará paz para todos em um novo ceu e uma nova terra. O santo de Israel,
(um dos nomes favoritos de Isaias para referir-se a Deus) governará como Deus de toda a terra.

Sobrevivendo aos dias dificeis

Os capitulos 40 a 66 de Isaias tiveram um imenso valor pratico para o povo que os olhou por primeira
vez. Os judeus, que enfrentavam uma serie de grandes crises, necessitavam de uma mensagem de esperança
do profeta: chegava o perdão: dos judeus, ainda que estavam dispersados, seriam algum dia ajuntados
um por um.
Alem do mais, Isaias ensina que por mais dificil que sejam as circuntancias, Deus as pode usar para
beneficio nosso. Uma e outra vez, ao longo da história de Israel, as boas epocas levaram a decadencia.
E por outro lado, as epocas de sofrimento colocaram em prova e refinaram ao verdadeiro povo de Deus.
Ao fim de um longo processo, o sofrimento conduziria a salvação de todo o mundo.

Vamos navegar pelos capitulos

No capitulo 41 verso 4 o tema muda para Como entender a Deus
Os capitulos 40 a 46 trazem ecos dos magestuosos capitulos do fim do livro de Jó. Deus se mostra como
Senhor do Universo. Diante dEle, as nações são como pequenas gotas (40:15)e as pessoas como gafanhotos
(40:22). Ele se chateia com outros pretendidos deuses: Tais idolos são talhados do mesmo tronco que
se queima no fogão a lenha para se fazer comida(44:12 a 20). O verdadeiro Deus, o Deus dos israelitas,
é Ele que criou o universo (45:12 a 18), que chamou a Abrahão (41:8), que resgatou aos judeus da
escravidão do Egito. Aos desanimados judeus que sobreviveram a invasão da Babilonia, esta visão
exelsa de Deus lhes servia como recordação de que Deus não havia desaparecido nem os havia desprezados.

No capitulo 42 vers 14 o tema muda para Deus se importa?
Depois de falar de Seu poder, Deus passou a descrever a profundidade dos sentimentos por seu povo. 
Usa uma linguagem terna, chegando quase a ser chocante, como por exemplo quando compara sua dor com
a dor de um parto.

No capitulo 43 verso 3 o tema muda para Resgate dos cativos
Deus fala de entregar as nações do Egito, Etiopia e Seba como resgate para que o judeus possam voltar
a sua terra. A história aclara que Ciro o persa permitiu que os judeus se dirigissem a seu pais no
seculo VI a.C. Pouco tempo depois, a Persia conquistou aos territorios que aqui se mencionam.

No capitulo 44 verso 28 o tema muda para Ciro o Pastor
Deus demonstrou Seu controle sobre a historia da humanidade ao usar um estrangeiro, um imperador do
novo Império Medo- Persa, para levar a cabo Seu designo. Te chamei por seu nome, te coloquei um
sobrenome, disse Deus, ainda que não me conhecera (45:4). Tal como predisse esta passagem, Ciro
libertou aos cativos que estavam na Babilonia e lhes permitiu regressar a Jerusalem para reedificar
ao templo.

No capitulo 45 verso 21 o tema muda para Vaticinando o futuro
Isaias tem muitas predições sobre os sucessos futuros. Estes capitulos prenunciam o surgimento de
Ciro no oriente. Em outras partes, o profeta vaticina de forma muito especifica a chegada do Messias
e sobre o que sucederia no fim dos tempos. Deus usa estas profecias como provas de Seu poder e
conhecimento, e desafia aos deuses pagãos a que predicessem algo.

No capitulo 47 verso 1 o tema muda para Uma rainha malvada
Com o passar dos seculos, Babilonia se transformou em um sinonimo de maldade entre os judeus, posto
que ela foi a que destruiu a Jerusalem e seu templo. O salmo 137, composto por judeus que estavam
cativos na Babilonia expressam sua angustia. Porem, Deus anuncia que a grande rainha se converterá
em uma rameira que será surpreendida e destruida por uma catastrofe subita. O tom deste capitulo
encontra seu eco no livro de Apocalipse, que aplica a linguagem simbolica da Grande Babilonia a
outro imperio malvado (Apocalipse 18).

No capitulo 49 verso 6 o tema muda para O destino final de Israel
O livro de Isaias descreve o destino final de Israel: ser uma luz para os gentios (os não judeus) e
fazer chegar a salvação até os confins da terra. Isaias não esta apresentando aqui um novo pensamento.
Deus já havia expressado essa intenção no pacto original (Genesis 22:18). Porem, com o passar dos
seculos, o desejo de supremacia politica de Israel e de Judá havia obscurecido seu chamado original.

No capitulo 51 verso 9 o tema muda para O Monstro Rahabe
A Rahabe que aparece em Isaias (aqui e em 30:7) não se deve confundir com a Rahabe que ajudou aos 
espias de Josué em Jericó (Juizes 2). Na realidade esta palavra Rahabe se refere a um monstro marinho
que aparece em grande parte da mitologia do Oriente Médio. Dado que este monstro vivia na região do
Rio Nilo, Rahabe pode representar simbolicamente a nação do Egito, tal como se faz aqui.

No capitulo 54 verso 6 o tema muda para O futuro de Jerusalem
O livro de Isaias insiste em que Deus não ficará permanentemente divorciado da nação de Israel. Pré
anuncia um tempo em que a capital destruida de Jerusalem será reedificada e alcanará uma grandeza que
nunca antes havia conhecido. No entanto, a descrição destes capitulo, vai muito mais alem do que se
tenha visto até o presente momento de Jerusalem. Dita descrição leva a um futuro definido, a um 
tempo no qual não haverá mais pecado nem dor e no qual as péssoas viveram em uma paz indescritivel
com Deus.

No capitulo 56 verso 10 o tema muda para Provetas como cachorros
Esta passagem é uma das mais violentas denunciadas pelos corrompidos lideres espirituais de Israel
que voce encontra em toda a biblia.

No capitulo 58 verso 6 o tema muda para A religião em seu ponto mais alto
O livro de Isaias começa denunciando já no capitulo um a religião falsa que tem uma formalidade e um
rito correto, porem que carece de sinceridade. Este capitulo nos apresenta o outro lado, a atividade
espiritual que Deus aprova. O livro de Tiago, no Novo Testamento, apresenta uma perspectiva similar
(Tiago 1:27).

No capitulo 61 verso 1 o tema muda para Jesus começou aqui
Quando Jesus esteve pronto para apresentar a si mesmo e declarar sua missão, o fez citando de forma
dramatica esta passagem (Lucas 4:18 a 19). É notavel que Ele se detivera em meio a oração, antes de
chegar a frase : O dia da vingança de Deus. Jesus ensinou que dito dia sem duvida chegaria, porem em
sua segunda vinda, não na primeira.

No capitulo 63 verso 9 o tema muda para Uma lição tomada da história
O cativeiro da Babilonia colocou em grave crise aos israelitas. Para eles, oque estava em julgamento
era a integridade de Deus. Eles tinham um tratado, um pacto com Ele. O haveria abandonado? Neste
capitulo, o profeta repassa todas as coisas boas que Deus tem feito pelos israelitas e disse que
ainda nas piores épocas, em todas as angustias deles, Ele foi angustiado. Se Deus estivera estado com
eles no futuro. Logo se volta a Deus e faz um rogo apaixonado pedindo ajuda: Oh, se romper os céus,
e descenderas (64:1).

No capitulo 65 verso 3 o tema muda para Provocando a Deus
Neste discurso, Deus ataca de forma direta os costumes mais repugnantes de Judá, especialmente sua
idolatria. A palavra Hortos se refere aos hortos que habitualmente rodeavam os santuários pagãos. O
verso 4 menciona o costume supersticioso de se sentar nos cemitérios para buscar ajuda dos mortos.
E a carne do porco se comia em baquentes rituais que horavam a algum deus pagão. Os judeus fiéis não
comem porcos.

No capitulo 66 verso 9 o tema muda para Dor com propósito
Em nenhum lugar minimiza Isaias a dor que sofreu ISrael; o profeta compartilhou a aflição de seu povo.
Porem Deus deixa claro que a dor não havia sido arbitraria nem carente de propósitos. Como sucede com
o parto, esta dor levará a algo feliz e bom. Como aquele que consola sua mãe, assim os consolarei Eu
a vós (verso 13). Nesta ultima palavra triunfal, Deus reafirma que o sofrimento dos judeus conduzirá
algum dia a um grande empreendimento missionário que chegará a todas as nações (versos 19 e 23).

Vamos nos aprofundar...

O tema agora é

O servo sofredor
Uma grande vitória que a principio pareceu uma derrota.

Os capitulos 49 até 55 do livro de Isaias falam de um servo sofredor que surgiria em Israel para levar
luz a todas as nações. Quem era este servo sofredor?
Os judeus eruditos trataram de descifrar estas partes durante séculos. Muits consideravam que eram a
parte mais significativa de todo o ANtigo Testamento e ainda assim não conseguiam colocar-se de acordo
sobre oque, precisamente, desejou falar o profeta (Há quatro passagens em especial que se denominam
canticos do servo: 42::1 a 9, 49:1 a 13, 50:4 a 9, 52:13 e 53:12).

Uma nação ou uma pessoa?

As vezes estes versos falam sobre a nação de Israel como totalidade: Meu servo é, oh Israel, porque 
em ti me glorie (49:3). Porem, em outras partes, a menção do servo parece referir-se a um individuo
especifico, um grande lider que sofre terrivelmente.
Isaias apresenta ao servo como libertador da raça humana. E no entanto, o descreve mais como figura
tragica que herói: Não existe parecer nEle, nem formosura...Angustiado e afligido, não abriu a boca,
como cordeiro foi levado ao matadouro (53:2 e 7).
Alguns estudiosos judeus supunham que o profeta se descrevia a si mesmo ou a outro profeta, tal como 
Jeremias. Ainda outros focavam suas esperanças no Messias que deveria vir. Esperavam um rei de origem
muito humilde, cujo poder não dependeria de espadas, senão dos espiritos das pessoas comprometidas
com Ele.

Uma resposta desde o Novo Testamento
A idéia do servo sofredor não prendeu realmente a atenção da nação de Judá. Eles desejavam um Messias
vitorioso, não um sofredor. A imagem do servo sofredor ficou na penumbra, por assim dizer, adormercida
por seculos.
Logo, em sua cena mais dramatica no começo de seu ministério, Jesus citou uma das passagens de ISaias
sobre o servo (Lucas 4:18 e 19). E enrolando o livro, o deu ao ministro e se sentou; e os olhos de 
todos na sinagoga ficaram presos nEle. E começou a dizer-lhes: Hoje se tem cumprido esta escritura
diante de vós (Lucas 4:20 e 21).
Seguindo seu exemplo, os escritores do Novo Testamento chamaram a Jesus, o servo, ao menos dez vezes.
Em um caso, Felipe corrige a um funcionário etiope que o havia perguntado se o servo sofredor se 
referia a algum profeta antigo (Atos 8:26 a 35).

O sacrificio final e definitivo

Isaias 49 a 55 inclui cenas vividas dos sofrimentos do servo, predições que encontram seu cumprimento
na morte de Jesus na cruz. Escritas como se fora um relato de uma testemunha ocular, estas cenas
foram escritas, na realidade, seculos antes da morte de Cristo.
Segundo Isaias, o servo morreu por um proposito muito especifico: Foi ferido por nossas rebeliões
(53:5). Mediante suas feridas, o servo sofredor conseguiu uma grande vitória. Sua morte fez possivel
um futuro no que tudo que esta mal na terra seja consertado. É notavel que o livro de Isaias não
conclui com a imagem do servo sofredor. Passa logo a descrever a maravilhosa vida em um novo céu e
uma nova terra feito possivel pela morte do servo.

O tema agora é...

Um vislumbre de coisas que hão de vir
Quando nossos melhores sonhos se fazem realidade

Todo o mundo deseja dar uma olhada no futuro e a ultima parte de Isaias nos permite fazer precisamente
isso. Nos diz oque passará ao fim de nossa era na terra. Porem, o relato não é facil de descifrar
já que o profeta salta no proprio tempo aos eventos finais e vice-versa.

Um livro missionário

Para a audiência original, o povo judeu, Isaias tem uma mensagem clara: Deus não se divorcia permanentemente
de ISrael. POr um breve momento te abandonei, porem te recorrerei com grande misericordia (54:7). Há
um futuro para Seu povo escolhido.
Isaias declara que o futuro de Israel inclui outras nações. OS estrangeiros se congregavam em Jerusalem:
Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos (56:7). A mensagem sobre o Deus que 
salvará para levar as nações proximas e longincuas, e as ilhas distantes que nunca tenham ouvido falar
deles (66:18 a 21). É assim a parte final do livro de Isaias, dirigida para um povo que enfrentava
grande desolação, abre a porta para que os judeus cheguem a ser uma benção para todas as nações. Esta
profecia se cumpriu em Jesus, que chamou aos discipulos para que levassem sua mensagem ao mundo inteiro.

Oque Isaias disse a nós?

O livro de Isaias passa a descrever um novo começo, um tempo de triunfo definitivo e de paz. E nesse
dia não haverá mais lagrimas. Os animas selvagens se deitaram mansamente juntos. O sol e a lua
desaparecerão, descobertos pelo explendor da gloria de Deus.
Nos capitulos 60 a 65, o profeta descreve o futuro com tal eloquencia que os livros do Novo Testamnto
tais como Apocalipse não podem melhorar a lingaugem e se limitam a citar a Isaias. Ainda hoje em dia
algumas dessas frases, espadas em arados, por exemplo, aparecem em uma linguagem popular, expressando
nossos anelos mais profundos de paz.
Sonhamos com um tempo de paz, sem dor ou temor ou enfermidade ou morte. Isaias nos assegura que algum
dia esses sonhos se converteram em realidade.

Reflexão

Perguntas

Trate de colocar-se nas circuntâncias dos judeus daquela época então. Haviam encontrado consolo nas
palavras do profeta?

Se voce tivesse sido um judeu nos tempos de Jesus, se tivera sido defraudado por um Messias tal?
Porque escolheu Jesus vir como servo sofredor ao inves de aparecer, digamos, como um general triunfante
sobre a tropas de seus exercitos?

Oque é o que gostaria mais de ver mudado no mundo em que voce esta vivendo?  O que Isaias disse tem
alguma referencia para essa mudança?


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